Na construção de um universo sem indícios dos quatro garotos de Liverpool, “Yesterday”, novo longa do cineasta e produtor britânico Danny Boyle, apresenta uma narrativa simples e com um atrativo especial para os amantes dos Beatles. O filme é uma comédia romântica, que retrata o sentimento presente nos relacionamentos entre amigos e na relação entre Jack Malik (Himesh Patel) e Ellie (Lily James). O longa ainda explora a paixão pela música e o que ela pode proporcionar.
A trama é baseada no músico Jack Malik que trabalha em um supermercado e busca por uma consolidação nos palcos, junto de sua empresária e grande amiga Ellie, eles lutam para manter o sonho do sucesso musical. Mas Malik parece não conseguir colher frutos no ramo e decreta o fim dessa trajetória. Contudo, ele não contava que na noite de seu veredito tudo ao seu redor iria se transformar, e, a história teria seu primeiro ponto de virada.
Como seria essa nova vida do rapaz, Jack? O que seria tão impactante que mudaria o seu rumo? Bom, o roteirista Richard Curtis, procura direcionar o cantor malsucedido, que em um apagão global sofre um atropelamento, e como em um passe de mágica, talvez tenha a sua única chance de se tornar tudo que sempre sonhou.
Ao encontrar seus amigos após o acidente, Jack decide tocar uma música como celebração de sua recuperação e começa a introduzir “Yesterday”, seus amigos ficam impressionados com a canção, sem ter noção alguma de que era dos Beatles, e exatamente naquele momento, tudo desaba para ele. O músico então a partir disso, decide ir a fundo e pesquisar sobre o paradeiro de John, Paul, George e Ringo; e percebe que outras coisas além dos Beatles, também desapareceram do mapa.
Jack, embarca em uma jornada ousada e caótica, passando por diversas fases em sua
construção. A transformação que o artista passa para poder estar no topo, é
caracterizada por suas ações de marketing e estratégias de comunicação com sua nova empresária, o levando a alta sociedade da cultura pop. O cantor britânico, Ed Sheeran, interpreta ele mesmo, e tem um papel importante na nova vida de Malik.
Himesh Patel e Lily James conseguem trazer uma simpatia ao público, com compaixão em seus arcos na história. Himesh consegue proporcionar um personagem próprio e carismático, vivendo altos e baixos, mas que está sempre cercado de boas pessoas. Lily, uma atriz que se destaca, interpretando uma professora do ensino fundamental do sul da Inglaterra e empresária da carreira de Malik nas horas vagas, é uma peça fundamental na vida de seu grande amigo de infância, demonstrando toda sua delicadeza e fidelidade ao relacionamento no decorrer da trama, dando a ele suporte e apoio moral em todos os seus momentos.
O longa possui uma trilha sonora de qualidade, com a maioria sendo dos Beatles, e passando por vários sucessos da banda britânica desde “Help” até “A Day in The Life”. O mais interessante é observar como elas se encaixam de forma alinhada ao longo da trama, dando tons de suspense, momentos dramáticos e até graciosos ao desenvolver da história. Uma das temáticas principais ao trazer o enredo conectado aos Beatles, é saber qual a sensação da nova geração em relação às canções compostas décadas atrás e, se o sucesso seria repetido mesmo sem os quatro garotos de Liverpool.
Danny Boyle, não consegue impor totalmente sua personalidade na direção do longa. Em poucos momentos pode-se ver sua forma habitual de comandar o set, trazendo criatividade na montagem das cenas, como por exemplo quando Malik tenta recordar a música, “Eleanor rigby”, escrevendo e cantando, ele se vê em um jogo de memória, onde cada carta virada representava uma imagem, que dava vida a um novo verso da canção.
Yesterday é um filme agradável e divertido, em especial para os fãs dos Beatles. O longa é composto com diversas composições e referências da banda, além da apresentação de pontos significativos da cidade britânica, Liverpool.