A Oficina de reciclagem desse ano vai entregar os brinquedos arrecadados no dia 12 de dezembro para a Escola Municipal Justiniano de Souza. O projeto, também conhecido como Ajudantes do Papai Noel, começou há 25 anos pela iniciativa da professora Cláudia Oliveira, mas já é o décimo natal que o projeto conta com a ajuda da Universidade Veiga de Almeida. "A Veiga abraçou o projeto e fez ele ganhar corpo. Até então a gente não chegava a 100 kits por ano. Quando eu comecei, eu comecei com 3 kits, só brinquedos da família. E aí tendo o apoio, mais pessoas começaram a conhecer, a partir do momento que a Veiga começou a apoiar, de 600 kits pra cima a gente consegue fazer todo o ano." afirma Cláudia.
Segundo a organizadora do projeto, ele surgiu com a ideia de preservação ambiental, pois grande parte do material que compõe dos brinquedos é feita de plástico e ia parar em latas de lixo, levando muito tempo para se decompor. Mas, com o aumento de crianças atendidas, a oficina passou a ter um cunho social, de integração e cidadania aliadas à questão ambiental.
Os Ajudantes do Papai Noel levam um papai noel exclusivo para conversar com as crianças e além de entregarem brinquedos para a Escola escolhida, também entregam para crianças que vão passar o natal internadas em hospitais. A ideia é não deixar sobrar brinquedo nenhum. Os kits são montados com brinquedos variados, e dentro de cada um deles, vai também um livro, uma revistinha ou um caça palavras, para incentivar a leitura. Inclusive algumas comunidades atendidas entraram em contato com a Claúdia e disseram que esse estímulo da leitura foi alcançado e que os alunos resolveram trocar os livros recebidos depois. "Tem muita história. É importante sermos uma ferramenta de mudança social. Somos gratos pela comunidade que abre as portas pra gente e por essas crianças que nos permitem passar por essa experiência." concluiu Claúdia sobre a importância de participar do projeto.
Se você gostou da iniciativa do projeto e também quer deixar uma criança feliz, corra que ainda dá tempo! Os Ajudantes do Papai Noel ainda estão recebendo brinquedos até semana que vem. Dê uma passada no laboratório multidisciplinar do primeiro andar e faça a sua doação! Eles aceitam brinquedos em qualquer estado, novo, quebrado, sujo, faltando peças... o importante é doar!