O projeto HumanizAÇÃO é uma iniciativa do curso de Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, em que alunos do primeiro período do curso visitam entidades sociais que desenvolvem serviços para a comunidade com o objetivo de contribuir com as instituições por meio de doações e expondo todo o trabalho realizado para a comunidade acadêmica nos dias três e dez de junho. Os alunos se dividiram em grupos e escolheram dentre diversas entidades da Região para ajudar e participar um pouco do dia a dia daqueles que são beneficiados pelas instituições, que são Lar da Cidinha- Cabo Frio; Amigas da Mama- Cabo Frio; Casa do abraço- Macaé; Lar dos idosos São Francisco de Assis- Araruama; APAE- Cabo Frio; Hemocentro- Cabo Frio; Patotinha da Aldeia- São Pedro da Aldeia e Madre Maria das Neves- Saquarema.
"Estima-se que o projeto contribua na sensibilização da comunidade para os problemas que afetam a sociedade em geral e colabore na formação humanizada dos alunos do curso de Fisioterapia." comenta a professora organizadora da iniciativa Eulália Farias, sobre as expectativas em relação ao envolvimento dos alunos com o HumanizAÇÃO. A professora acrescenta que o nome do projeto surgiu justamente para refletir sobre a importância da formação de alunos mais éticos e humanizados, dai a composição do nome HumanizAÇÃO: “Profissional da área da saúde tem que gostar de gente. A disciplina pretende contribuir para a formação de profissionais respeitosos”.
A aluna do primeiro período de fisioterapia, Patrícia Nascimento, está participando da ação e faz parte do grupo que realizou visitas ao Lar da Cidinha, uma casa de repouso para idosos em Cabo Frio. A aluna contou que está sendo uma experiência incrível. "Nossa visão mudou completamente quando começamos visitar os idosos. Quando fomos visitar percebemos o brilho nos olhos deles, dos sorrisos. Participar desse projeto tem sido uma das melhores coisas para mim, pois tenho aprendido muito com cada um deles."
Se interessou pelo projeto? São muitas instituições participando e ainda dá tempo de doar! Caixas com os respectivos nomes das entidades participantes estão localizadas perto da rampa do campus. Confira a lista com os nomes e com o que você pode doar
Amigas da Mama (Rua Rui Barbosa - Centro, Cabo Frio -Telefone:(22) 2645-5586)
aceita doações de cabelo para confecção de perucas, roupas (masculina e feminina), alimentos não perecíveis, leite em pó, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, fraldas geriátricas (todos os tamanhos)
Lar de Idosos de São Francisco de Assis (Rua do Céu, 213 - Praça da Bandeira, Araruama -Telefone:(22) 2665-4523): aceita doações de biscoitos (salgado e de maisena), aveia, maisena, açúcar, café, fraldas geriátricas.
Lar da Cidinha (Rua Dimas Teixeira, 31, Cabo Frio -Telefone:(22) 2647-2133): aceita doações de fraldas geriátricas (G e XG), leite integral (de caixinha), material de limpeza.
APAE (Avenida Joaquim Nogueira, 571, São Cristóvão, Cabo Frio -Telefone: (22) 2643-0115): aceita doações de material de higiene pessoal e de beleza para as oficinas de terapia ocupacional, como: esmalte, batom, maquiagem, pente e adereços de cabelo.
Creche Patotinha da Aldeia (Rua Prof. Brandão Filho, São Pedro da Aldeia- Telefone:(22) 2625-2552): aceita doações de alimentos (inclusive leite e achocolatados), material de limpeza e material de higiene.
Casa do Abraço (Rua Alzemiro Rocha 123 , Morro de São Jorge , Aroeira, Macaé -Telefone: 2142-0440): aceita doações de roupas, calçados para crianças de zero a 12 anos, alimentos ( a ONG oferece cinco refeições por dia), eletrodomésticos e material de construção para reforma (areia, cimento, tijolo e tinta).
*Foto 1 por: Larissa Silva
*Foto 2 por: Patrícia Nascimento