top of page
Viviane Lopes

Foto UVA homenageia professor Ricardo Paiva com exposição de fotografias

O Foto Uva é um evento de fotografia realizado pela Agência Experimental de Comunicação (AEC) que vai acontecer nos dias nove a quatorze de novembro na Universidade Veiga de Almeida- Campus Cabo Frio sob coordenação dos professores Daniel Paes e Deborah Nunez. Além de contar com a Exposição Olhares na rampa de entrada da Universidade e o concurso Além da selfie, o Foto UVA também vai trazer uma mesa redonda no dia dez, às 18h30m no auditório principal falando sobre a fotografia como prática profissional com a participação da fotógrafa ex-aluna do curso de Publicidade e Propaganda, Gisa OM e Ratão Diniz, fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares e até o ano de 2014 foi integrante da agência Imagens do Povo.

A professora Nunez acredita que eventos como esse ajudam a movimentar o universo da fotografia: "A fotografia hoje é indispensável no mundo que a gente vive, é onipresente e tem que ser mesmo pensada, discutida e reavaliada nas distintas funções sociais e seus distintos papeis. Um evento como esse faz a gente pensar o que os outros estão fazendo e movimenta tudo em torno disso que é as nossas disciplinas no curso mas também a grande paixão de muitas pessoas.", aponta. Para a escolha de convidados para o debate, Nunez aponta que o objetivo principal foi poder apresentar as possibilidades do mercado da fotografia de uma forma pode fazer de uma forma mais simples e ao mesmo tempo instigante. Dessa forma o bate papo do dia dez vai trazer um pouco da experiência de quem já lida com a fotografia como trabalho. Estagiária da AEC e uma das organizadoras do evento, Yasmim Bertim, disse que está empolgada com a produção do seu primeiro evento: "Acredito que o evento vai abrir os olhos dos alunos para a fotografia como profissão, gerando uma valorização de quem já trabalha fotografando."

A aluna egressa Giselle Oliveira mais conhecida como Gisa OM, conta que ficou surpresa de ter sido convidada para participar do evento. Ela, que trabalha especificamente com a fotografia de bebês (newborn), fotografias infantis e de família, e fez seu trabalho de conclusão de curso sobre esse assunto, comenta a importância do papel que o ato de fotografar traz nos dias de hoje. "Ela deve ser discutida, comentada, ir além das selfies e principalmente ser sentida. Como uma obra de arte, a fotografia (e outras manifestações artísticas) deve ser vista e admirada. Não apenas tecnicamente, mas com as nossas emoções e vivências. É importante para a arte e acredito que para a construção do ser humano.", afirma Gisa.



A Exposição Olhares é uma homenagem ao professor Ricardo Paiva, que faleceu no início do ano. As fotos realizadas em sua disciplina lecionada (Fotopublicidade) nunca tinham sido expostas, e a equipe de organização do evento achou que seria uma boa maneira de homenageá-lo. A ideia passada pelo professor era que as fotos viessem num modelo de editorial de moda com foco na desconstrução da roupa, utilizando materiais inusitados. Daniel Araujo é um dos alunos que participou dessa matéria e vai ter uma de suas fotos produzidas nela na exposição. "É a homenagem perfeita porque ele tinha muitos planos para esse trabalho. Ele queria vê-lo exposto, queria que a gente sentisse como é a reação das pessoas vendo algo feito por nós." afirma Daniel sobre a Exposição Olhares. Já o concurso Além da selfie convida os alunos a ultrapassarem os limites da selfie, com inovação e criatividade. Os três primeiros colocados serão certificados pelo Evento. Para saber como participar e tirar outras dúvidas, basta conferir o edital: https://goo.gl/BsPXeG .

bottom of page