O último dia da 8ª edição da Semana de Comunicação UVA Cabo Frio teve uma agenda cheia de atrações durante todo o dia de sexta-feira (18). Logo pela manhã, no auditório principal, o encontro Vivenciando a Secom contou com a participação de Letycia Almada e Gisele Oliveira, ex-alunas da UVA campus Cabo Frio e fotógrafas profissionais, que abordaram o tema “Uma visão sobre o mercado da fotografia na Região dos Lagos”. E entre as três oficinas e a palestra, ao longo do dia, foi oferecido aos alunos jogos, karaokê, caricaturas, apresentações de dança, show de stand-up comedy e dj.
A jornalista Brunna Bravo foi a convidada para ministrar a primeira oficina do dia, sobre empreendedorismo e liderança. Além de falar um pouco sobre o mercado da região e dar dicas profissionais, a jornalista realizou um exercício de como seria a agência ou veículo de comunicação ideal utilizando o Business Model Canvas. Animada por estar compartilhando conhecimento, Brunna deu mais algumas dicas para quem está se formando: "A gente nunca pode aceitar menos do que merece e sonha em fazer. Então se você ver que o mercado é pequeno e escasso, ou se você realmente não está conseguindo se enquadrar, não é motivo para desistir. É motivo para você realmente tentar criar o seu. Pensar em criar algo novo. É uma ótima oportunidade para se desenvolver mesmo em tempos de crise."
Às 14h aconteceu a segunda oficina do dia com o tema “Princípios básicos da edição de vídeo”, com participação do roteirista Evângelo Gasos. Durante a oficina, o professor buscou conhecer os alunos e expor o conteúdo de maneira interativa, utilizando o programa Final Cut Pro. Vídeos também foram apresentados, com o objetivo de auxiliar na explicação da história do cinema. Evângelo também abordou as maneiras de pensar edição e deu dicas sobre a área. “Eu acho que existem algumas características pessoais que é bom as pessoas terem para que essa profissão venha a favor. Então tem que ser uma pessoa organizada, com tenha uma relação de tempo que não seja estressante (...). Enfim, pessoas que gostam de calma, porque a ilha de edição geralmente é um lugar silencioso, com poucas pessoas circulando e têm pessoas que não possuem esse perfil, eu acho que é bom se conhecer nesse sentido”, afirma Evângelo sobre as qualidades pessoais de um editor. No final da oficina, o professor, que já lecionou na UVA-Cabo Frio, sorteou o livro “Num Piscar de Olhos” de Walter Murch e a estudante de publicidade, Ana Carolina de Vasconcelos Soares, foi a vencedora.
A terceira oficina aconteceu às 16 horas, desta vez com o Assessor de Imprensa da Claro, Marcel Vianna Pesah, que conversou com os alunos sobre a importância de uma boa relação entre jornalistas e assessores de imprensa, além de dar dicas e falar sobre o papel de um assessor. Paralela à oficina de assessoria, foi realizada uma palestra coordenada pelo professor Fábio Cadorin sobre o primeiro grupo de pesquisa da Universidade Veiga de Almeida no campus Cabo Frio. A princípio, o professor explicou a temática do grupo, enquanto os estudantes explicaram com detalhes os assuntos abordados. Em seguida, os alunos comentaram sobre os artigos que estão sendo desenvolvidos e as experiências adquiridas durante as reuniões. Fábio Cadorin também afirmou que no próximo ano ao menos uma vaga para integrar esse time será aberta para seleção.
E a última noite da 8ª edição da SECOM foi cheia de emoção com a homenagem dos alunos feita ao professor Ricardo Paiva, através de um poema escrito e recitado pela aluna Mayara Sampaio, além de entregar um buquê de flores e uma placa o homenageando para a família do Ricardo. A professora responsável pela SECOM, Heloiza Reis, lembra de quando participou da banca de avaliação do Ricardo para entrar como professor da UVA Cabo Frio, e que desde o início viu algo diferente nele. “O resultado taí justamente no pouco tempo que ele esteve com a gente. Isso foi marcante dentro do processo de construção profissional dos alunos, não só pelo lado técnico mas principalmente pelo lado humano do Ricardo. Eu fiquei muito feliz pela homenagem, por todo o tratamento, pela aceitabilidade da família em estar com a gente.”, a professora também afirma que esse momento vai ser uma marca importante na SECOM.
A noite seguiu adiante com a palestrante Marília Nogueira, que abriu a última palestra falando sobre o Cabíria, projeto que premia roteiros em que mulheres são protagonistas. Ela também contou como idealizou e montou o seu plano de ação para que a premiação fosse viabilizada. E em seguida, Ulisses Mattos contou a sua trajetória profissional até entrar no Universo dos roteiros e bateu um papo sobre a liberdade de criação que a internet proporciona. O Márcio Paixão explicou como teve acesso ao mundo audiovisual desde de que morava em Cabo Frio, fazendo reflexões sobre a importância do engajamento em questões sociais por parte dos cineastas e roteiristas. E Evângelo Gasos relembrou a mudança do cenário audiovisual após o surgimento das novas mídias, as transições foram trazidas com positividade por ele.
Para finalizar o evento, os alunos que fizeram parte da equipe da SECOM se uniram para comemorar o sucesso dos três dias, com uma breve homenagem à professora Heloiza Reis e com a presença de alguns alunos das SECOM de anos anteriores. A aluna Jéssica Moreira, que fez parte da equipe da 8ª Semana de Comunicação UVA Cabo Frio, comenta que o período de pré produção e produção são os mais complicados, tendo que aprender a lidar com os colegas, com o próprio ego, e principalmente conflitos internos. “Então, primeiro que foi uma montanha-russa de sentimentos. Acho que é a melhor forma de descrever. Mas quando chega o dia do evento e a gente vê tudo lindo, fluindo como o esperado, e começa a receber os elogios, percebemos o quanto valeu a pena cada dia”, ela conclui.
Confira a vinheta da SECOM 2016:
Foto 1: Lívia de Andrade
Demais Fotos: Assessoria SECOM