Praia de Cabo Frio renova Bandeira Azul, selo internacional que certifica que não há resquício de poluição na água e na areia em uma faixa de 500m de uma praia.
Por Thuany Rodrigues, com edição de Lui Rodrigues
Praia do Peró, em Cabo Frio, tem certificado internacional de qualidade da água e da areia - Foto: Thuany Rodrigues
As praias de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, são reconhecidas, nacionalmente e internacionalmente, por seus encantos e belezas. É na cidade que fica a Praia do Forte, uma das 25 melhores praias do país, segundo um levantamento do site de turismo TripAdvisor, feito com base em avaliações de usuários do mundo inteiro.
Além da exuberância do local que cerca o Forte de São Matheus, a Praia do Peró é outro ponto de destaque entre as praias de Cabo Frio. Em 2018, uma reunião em Copenhagen, na Dinamarca, definiu que a praia estava apta a receber o selo internacional Bandeira Azul na temporada 2018/2019.
O selo certifica que não há resquício de poluição na água e na areia em uma faixa de 500m da praia.
Em 2019, a certificação foi renovada para a temporada 2019/2020, após a Prefeitura fazer um acordo com uma comissão do Bandeira Azul no qual se comprometeu a entregar um conjunto de obras para melhorar o acesso das pessoas ao local. Até agora, foram concluídos o calçadão, a rampa de acessibilidade e a sinalização de onde começa e onde termina a bandeira.
Durante a alta temporada, a Praia do Peró oferece, além de mar calmo, restaurantes, quiosques e é uma boa pedida para crianças.
O mar agitado em épocas mais frias encanta moradores como o senhor José Luiz. Pescador há 57 anos, ele afirma que não há lugar melhor para se viver do que a região praiana.
“Nasci em Cabo Frio e comecei a pescar aos 13 anos de idade com meu pai. Vi esse bairro crescer antes mesmo da praia ser reconhecida por esse selo. Sempre achei aqui uma das melhores praias da região, mas poucas pessoas tinham interesse em conhecer por ter Praia do Forte como referência em Cabo Frio. Esse certificado despertou mais interesse nas pessoas”, diz o veterano cabo-friense.
O local encanta, também, turistas que vêm de longe para apreciar as belezas paradisíacas, como é o caso da baiana Nazareth Bastos, de 43 anos, que foi até a Praia do Peró por causa de um pedido bem especial.
“Minha neta completou 16 anos mês passado e pediu de presente para conhecer Cabo Frio, porque uma amiguinha dela tinha vindo ano passado. Aproveitamos para conhecer [a Praia do] Peró, que está entre uma das praias mais limpas do Rio e com razão”, conta a funcionária pública, reconhecendo a limpeza do local.
SELO BANDEIRA AZUL
A Bandeira Azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos.
Os critérios de atribuição da Bandeira Azul incluem parâmetros como qualidade da água, informação e educação ambiental, conservação do meio ambiente local, segurança, serviços e infraestrutura de apoio.
As praias e marinas escolhidas ficam autorizadas a hastear a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear. Portanto, pode ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.
O Júri Nacional é composto pelos Ministérios do Turismo, do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Educação, pela ONG SOS Mata Atlântica, Agência Costeira, Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).