Dedicado à conservação de grandes aves oceânicas, Projeto Albatroz une educação ambiental e turismo sustentável.
Exposição do Projeto Albatroz instalada no Terminal Transatlântico de Cabo Frio – Divulgação/Projeto Albatroz
Imagine que você está em uma cidade de praia e começa a chover. O que fazer? O passeio foi perdido? Em Cabo Frio, o turismo não se resume a praias e não muito longe delas existe outro mundo a ser explorado.O Projeto Albatroz, por exemplo, busca oferecer lugares para se explorar, trazendo cultura e informação.
Os milhares de turistas, brasileiros e estrangeiros, que passam pelo Terminal Transatlântico, às margens do Canal do Itajuru, podem visitar uma exposição do Projeto Albatroz e conhecer um pouco mais sobre a ave ameaçada de extinção e sua conservação.
A atração principal da exposição é a réplica de um casal de albatrozes em tamanho real.
Além disso, o acervo da exposição possui imagens registradas durante embarques marítimos e visitas aos remotos santuários de reprodução das aves, além de diversas informações sobre a história do animal e a importância de sua preservação.
As fotografias apresentam a imponência dos albatrozes durante o voo, interação com os barcos pesqueiros e também os profissionais que trabalham no ambiente marinho.
Segundo o biólogo Eduardo Pimenta, coordenador do Projeto Albatroz em Cabo Frio, a aproximação dos animais serve para que a sociedade possa conhecer e a partir daí possa aprender a preservar.
“A gente não preserva e não protege nada que não conheça”, ressaltou Eduardo.
CENTRO ALBATROZ
Além da exposição, o Projeto Albatroz iniciou, neste ano, a construção do Centro Albatroz de Visitação e Educação Ambiental Marinha às margens da Avenida Wilson Mendes, próximo ao Dormitório das Garças, no bairro Porto do Carro.
A ideia é que nele o visitante tenha a oportunidade de participar de exposições tecnológicas, atividades socioambientais e culturais, nas quais o objetivo principal, além do entretenimento, seja criar um espaço que envolva o público e valorize as culturas salineira e pesqueira, tão importantes para a região.
A previsão é de que a inauguração do Centro seja em julho de 2020, próximo à data em que o Projeto Albatroz comemora 30 anos de existência.
O QUE É O PROJETO ALBATROZ?
O Projeto Albatroz tem como um de seus principais objetivos trabalhar na redução da captura incidental de albatrozes. Essas aves passam a maior parte de suas vidas em alto mar e ficam expostas à pesca espinhel, que, sem intenção, pode acabar fisgando albatrozes e petréis.
O Projeto possui cinco bases pelo país e uma delas fica em Cabo Frio. A unidade foi instalada na cidade em 2014, e, em parceria da Prefeitura com a Universidade Veiga de Almeida, mantém uma base de pesquisa dentro do Campus Cabo Frio da universidade, ensinando a importância da existência dos albatrozes para o equilíbrio do meio ambiente marinho.