top of page
Raphael Mureb

CABO FRIO RECEBE ÚLTIMA ETAPA DO MAIOR FESTIVAL DE ESPORTES AQUÁTICOS DA AMÉRICA LATINA


competidores do Aloha Spirit Festival nas ondas da Praia do Forte. Aloha Spirit Festival

Remos ao mar! Cabo Frio recebeu nos dias 22, 23 e 24 de novembro a última etapa do Aloha Spirit, o maior festival de esportes aquáticos da América Latina. O evento, que aconteceu na Praia do Forte, contou com a participação de atletas de 14 estados brasileiros e do exterior. Na etapa cabo-friense foram conhecidos os campeões de todas as modalidades competidas no circuito.


O evento teve início na manhã de sexta-feira (22) com uma ação de responsabilidade social. Em parceria com o Projeto Mar Sem Lixo, o festival promoveu um mutirão de limpeza das areias do palco da disputa, a Praia do Forte. Estudantes de escolas públicas e privadas também ajudaram na ação de preservação ambiental, além de funcionários da Comsercaf - a companhia de limpeza urbana de Cabo Frio. Os resíduos foram recolhidos na área entre a Duna Boa Vista, mais conhecida como Duna Preta, e o canto do Forte. Ainda na sexta, foram realizados o Festival Aloha Spirit de Cinema, com a projeção de curtas-metragens na arena do evento, e o congresso técnico, briefing de preparação para as provas.


atletas na prova de natação em aguas abertas

No sábado de manhã, o evento contou com as primeiras competições esportivas. O mar estava manso e liso, bem tranquilo, porém, mudou na parte da tarde e no domingo, aumentando o desafio para os competidores. Na natação de águas abertas, Artur Pedroza e Gabriela da Silva venceram o desafio de 3,8 km. Pedroza conta que o mar agitado dificultou a prova.


"Foi bem diferente. Mar mexido, difícil de nadar, mas é legal, porque a gente sai um pouco da zona de conforto e mostra que precisa treinar em águas abertas, para ter confiança” enfatiza o campeão.


A campeã panamericana de Stand up paddle Lena Ribeiro, no sábado, manteve a hegemonia na modalidade e, no domingo, ainda foi campeã em outro esporte, a canoagem havaiana individual (Oc1). Ela conta que competiu em outra modalidade enquanto esperava para realizar uma prova da faculdade.


"Há muito tempo não fazia, porque normalmente tem outra prova de SUP, mas Educação Física, e queria estar aqui, resolvi competir”, conta Lena.


No surfski, caiaque de águas abertas, Alexandre Ferreira se sagrou campeão nas ondas do Forte. Já na prova de Waterman, uma espécie de Triatlhon, com natação, Paddleboard e SUP, Fabrício Meirelles Lofrano levou a melhor.


Em 2020 o evento será remodelado. O fundador do evento, João Castro, anunciou mudanças significativas no festival.


"O Aloha Spirit foi criado em 2009, construiu um modelo de eventos de competições aquáticas que não existia. Hoje virou inspiração. Existem no Brasil todo provas nesse modelo e isso é muito bom. É hora do Aloha instituir um novo formato de provas, novas modalidades. Vai mudar muito em percursos, em disputas, em modalidades. Diria que vai mudar radicalmente. Vai se apresentar de uma maneira completamente diferente para os próximos dez anos”, explica.

A edição de Cabo Frio contou com 1,1 mil atletas de 14 estados brasileiros e de países como Peru, Chile, Argentina, Equador e Uruguai.


Sobre o festival


O Aloha Spirit foi criado há onze anos, em Ilhabela, litoral do Estado de São Paulo, como um campeonato de Canoa Havaiana. Com o reconhecimento dos atletas, da mídia e do público, foi crescendo e incluindo novas modalidades esportivas. Atualmente, o festival também conta com provas de Surfski, Apneia Estática, Va’a, Paddle Board, Beach Run, Natação em águas abertas, Waterman, e Remo Indoor. O evento é o maior festival de esportes aquáticos da América Latina e um dos três maiores do mundo.




O circuito Aloha Spirit é composto por três etapas que acontecem em cidades de diferentes regiões do país. Os atletas podem competir para serem ganhadores em cada uma delas, ou de todo o circuito. Para a segunda opção, os competidores somam os pontos alcançados nas diferentes etapas, por modalidade. O Aloha Spirit Festival também promove edições especiais em diferentes locais das cidades sede, para gerar pontos extras aos atletas.




















Posts recentes

Ver tudo
bottom of page