top of page

Alunos de Publicidade e Jornalismo participam de prêmio de inovação por aplicativo "Prato Justo".

Foto do escritor: AECAEC

Por: Arthur Guimarães (arthur.trindade@uva.br)


Buscando conectar e dar visibilidade a pequenos empreendimentos alimentícios com consumidores que buscam opções que contenham preços justos, alunos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, criaram um aplicativo que une ambas as necessidades. Denominado "Prato Justo", o projeto já conta com uma equipe de 38 universitários e também com a participação de 70 restaurantes e foi desenvolvido em março, a partir de uma pesquisa proposta pela disciplina Laboratório de Criação, ministrada pelo professor Wesley Aldivino. O aplicativo que fez sucesso listando estabelecimentos em Cabo Frio, Araruama, Arraial do Cabo, Búzios e as outras cidades da Região dos Lagos, agora também está presente na cidade do Rio de Janeiro.

Universitários desenvolvem aplicativo que conecta pequenos negócios de alimentação com consumidores — Foto: Reprodução


De acordo com Wesley Aldivino, o objetivo é ampliar cada vez mais a rede de empreendedores locais.“A premissa para entrar é ter um custo-benefício adequado e ser microempreendedor, como padarias, restaurantes e confeitarias caseiras que estão fora do radar dos grandes aplicativos”, destaca o professor.

Para a criação do projeto, alguns aspectos foram determinantes, sendo eles o diagnóstico feito pelos universitários de que a alimentação na Região seria algo com valor caro para a população local, visto que atrai uma grande quantidade de turistas durante todo o ano, e também a inserção de inúmeros pequenos negócios com comida de qualidade por um valor legítimo às plataformas de entrega à domicílio como forma de manter o negócio em tempos de isolamento social.

Os estabelecimentos pioneiros na ação foram aqueles presentes nos bairros em que os estudantes residem. Para aqueles que se interessaram e decidiram integrar o projeto, os alunos disponibilizaram um formulário e checaram os dados e elaboraram o layout do aplicativo, desenvolvendo-os por vias remotas.


A premiação dos selecionados ocorerrará no dia 13 de agosto, durante o evento “O Futuro do Ensino Superior”. — Foto: Reprodução

Devido ao grande sucesso, o Prato Justo está participando do Prêmio de Inovação no Ensino Superior "Profº Gabriel Mario Rodrigues", criado pelo SEMESP, para reconhecer profissionais que trabalham em prol da inovação da educação superior brasileira. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de práticas inovadoras em metodologia e gestão educacional, além de reconhecer IES, professores e gestores por suas iniciativas e resultados, divulgando-os para a sociedade.

O Prato Justo está disponível para smartphones com sistema Android, através da plataforma Google PlayStore e também pelo seu website, sendo gratuito e não havendo custos para os estabelecimentos cadastrados. O aplicativo já se encontra na versão 2.0 com diversas atualizações. Para se cadastrarem, os empreendedores do âmbito gastronômico da Região Dos Lagos podem se cadastrar através de um formulário virtual disponibilizado pelo projeto.


 

Comments


CONTATO

Universidade Veiga de Almeida campus Cabo Frio
Estrada das Perynas s/n, Perynas - Cabo Frio

0Ativo 6_300x.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

©2024 - Agência Experimental de Comunicação

bottom of page