top of page
Foto do escritorAEC

As praias antes da bandeira: o que mudou?

Moradores da Região dos Lagos comentam sobre a Bandeira Azul e a importância dela


Por: Daniele Furtado e Heleine Veras


Foto aérea da Praia do Peró, em Cabo Frio. Fonte: Internet

A Bandeira Azul é um selo que as praias e lagoas recebem quando atingem alguns critérios como gestão ambiental, qualidade da água, bem-estar, entre outros e algumas praias da Região dos Lagos foram contempladas com essa honraria nos últimos anos. Receber essa qualificação traz muitos benefícios não só para a praia em si, como também para o turismo da cidade e os habitantes locais pois atesta que a água desta praia está em boas condições para uso. 


Entramos em contato com alguns moradores da região sobre o selo e perguntamos se eles sabiam que as praias de suas cidades os receberam e se tiveram alguma reação à água antes da Bandeira Azul. Nós entramos em contato com moradores de Iguaba,  Araruama e Cabo Frio.


Sobre a Praia de Ubás em Iguaba Grande, conversamos com a Maria Eduarda, que relatou já ter tido problemas na pele após entrar na água da Lagoa de Araruama, uma micose, e com a Isabela que conta sobre uma época em que a lagoa estava inapropriada para banho, pois era esgoto puro. Ela ainda ressalta a importância de receber o selo: “[...]é muito benéfico para a cidade, manter a lagoa limpa e própria para banho beneficia moradores e o turismo local, inclusive no trabalho dos pescadores.” Já outros dois moradores da mesma cidade, Rhauam e Jonathan, comentaram que, apesar da melhora ambiental, a Bandeira Azul não impacta diretamente no dia a dia deles. 


Conseguimos falar também com João Pedro, morador de Araruama, que frequenta a lagoa tanto em Iguaba quanto em Araruama, ele nos contou que após a Praia do Ubás receber o selo da Bandeira Azul, ele teve mais confiança para entrar na água.


Uma moradora de Cabo Frio, Juciane Carvalho, que frequenta a Praia do Peró há 10 anos, observou que, depois da qualificação, a praia do Peró recebeu mais visitas, que acabou influenciando no comércio local. Ela ainda traz a importância de títulos como esse para as praias, pois ajuda no desenvolvimento da economia da cidade. 


Em conversa com a gestora ambiental Paloma Arias Ordiales, que trabalha administrando as praias das cidades de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo, ela nos contou quais critérios são necessários para uma praia receber esse título:


  • Informação e educação ambiental

  • Gestão ambiental

  • Infraestrutura 

  • Segurança

  • Qualidade da água


Também conversamos com a esteticista Maira Costa Cabral, que explicou como a água contaminada pode ser prejudicial à pele: “A água contaminada pode causar coceira na pele, reações alérgicas como vermelhidão, fungos e às vezes descamação e micose.” Inclusive, ela nos relatou que  já teve clientes que apresentaram alguns dos sintomas acima após o contato com a água do mar que estava imprópria para o banho.

É por isso que a Bandeira Azul é de extrema importância para o turismo e a economia da região. Pois ela garante ao morador e aos turistas que aquela praia está limpa e pode ser usada para o lazer ou a prática de esportes sem medo de estar contaminada e pegar algum tipo de doença na pele.


O que significa a Bandeira Azul?


Bandeira Azul é um selo criado em 1987, na Europa, e que chegou ao Brasil em 2004. Receber este selo significa que a qualidade da água desse lugar é melhor para tomar banho, além de favorecer o turismo na cidade. É um selo internacional de certificação da Foundation for Environmental Education (FEE) para os anos de 2024/2025. Outras organizações internacionais também participam para avaliar quais praias ganham o selo de bandeira azul, entre elas: a UNESCO (United Nations Educational Scientific and Cultural Organization); WTO (World Tourism Organization); WCA (World Cetacean Alliance) entre outros.


Para ganhar esse selo, a praia deve atender a 34 pré-requisitos e esse ano temos o destaque de ter 3 praias do Brasil a mais do que ano passado.


Foram 12 praias do Estado do Rio de Janeiro que ganharam o certificado da bandeira azul, e entre elas, 6 são da Região dos Lagos:


-Peró, em Cabo Frio;


-Forno e Azeda em Búzios;


-Lagunas Caiçara em Arraial do Cabo;


-Ubás em Iguaba Grande;


-Pedras de Sapiatiba em São Pedro da Aldeia;


- Itaúna em Saquarema.


Sendo que, algumas dessas praias já ganharam esse selo em anos anteriores como, por exemplo,as praias do Peró, Forno e Ubás.

Comments


bottom of page