"É Sobre Isso." traz consigo matérias, indicações e opiniões sobre o mundo do jornalismo cultural
Por: Arthur Guimarães (arthur.trindade@uva.br)
"É sobre isso e tá tudo bem". É do "meme" que viralizou na internet e nas redes sociais nos últimos anos que surgiu o nome do portal do aluno egresso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida - Cabo Frio, Juan Lessa. O site "É Sobre Isso." traz como enfoque notícias do campo da música, cinema/televisão, literatura e a cultura em geral, produzidas pelos 20 integrantes que compõem a equipe do portal, e tem como objetivo veicular informações relevantes e de qualidade para a sociedade, mesclando entretenimento com importantes temáticas sociais.

Juan é também integrante da equipe de laboratoristas da UVA - Cabo Frio. (Imagem: Arquivo Pessoal)
Natural de Cabo Frio, Juan é egresso do curso de jornalismo da Universidade Veiga de Almeida - Cabo Frio, porém, sua vivência com a área começou somente quando ingressou na graduação. "Eu comecei no jornalismo quando iniciei o curso de graduação. Daí em diante, fui me encantando aos poucos pela profissão e suas áreas", declara.
Analisando o mercado de trabalho de sua área, Juan vê em seu novo projeto algo que sempre gostou: o entretenimento junto as informações. "Em relação ao jornalismo de entretenimento, sempre foi algo que gostei e consumi. O chamado “infotenimento” (informação + conhecimento) é hoje um tópico promissor presente no cenário jornalístico. Observamos isso no Instagram, por exemplo", conta o jornalista.

O filme "Red - Crescer é Uma Fera" foi tema de um dos textos de Juan em seu portal "É Sobre Isso."
Reprodução: Portal É Sobre Isso.
Além do potencial do infotenimento no cenário jornalístico atual, Lessa buscou em seu portal algo inédito na sua vida profissional tendo como referência principal, o portal Omelete. "A ideia do portal surgiu da necessidade de produzir algo diferente do que já tinha feito e em um veículo novo que se encaixasse na minha rotina diária. A partir daí, comecei a buscar informações sobre como criar um site e desenvolvê-lo", afirma.
Para compor a sua equipe e dar oportunidades a estudantes, Juan abriu vagas para repórteres voluntários no LinkedIn, recebendo currículos de jornalistas do Brasil inteiro. Segundo ele, "muitos estudantes e jornalistas recém formados encontram dificuldades para produzirem repertório e portfólio. Acredito que o portal oferece essa possibilidade para eles, fazendo com que ganhem experiência em suas áreas de atuação", diz.
Com a concepção do portal "É Sobre Isso." na internet e nas redes sociais, que já contam com 1.061 seguidores em seu Instagram, Juan se vê entusiasmado com seu mais novo projeto e busca fazer a diferença nesse meio. "O sentimento é de felicidade e empolgação. Espero que cresça cada vez mais e faça a diferença dentro do cenário da comunicação", confessa.
Comments