top of page

PRAIA DOS ANJOS EM ARRAIAL DO CABO REDUZ LANÇAMENTO DE ESGOTO NO MAR E MOSTRA AVANÇOS AMBIENTAIS

Foto do escritor: AECAEC

Esgoto que a anos é despejado diretamente no mar da praia dos anjos tem uma melhora comparada aos anos anteriores


TEXTO DE: SARA MORADO E DAVI ANANIAS


Arraial do Cabo é um município localizado na região dos lagos e possui aproximadamente 30.986 habitantes, ela é conhecida pelas suas famosas praias que banham o litoral, porém quando chove na cidade ocorre um problema que a maioria dos moradores conhecem muito bem.


A praia dos anjos famosa por ser onde Américo Vespúcio chegou ao Brasil em 1503, além de ser uma praia popular entre os banhistas sofre com uma situação que acontece a anos, a cidade possui vários pontos de alagamento e em situações de fortes chuvas para escoar essa água abrem o valão que leva todo o esgoto diretamente ao mar. Isso é uma ação que prejudica o meio ambiente e coloca em risco a saúde das pessoas por se tratar de uma praia que é um ponto de pesca e um lugar que frequentemente praticam esportes aquáticos, como natação e canoagem além da área ser uma reserva extrativista marinha. 


Esgoto sendo despejado na praia dos anjos | foto:reprodução

Arraial do cabo por ser uma cidade turística sempre recebe um grande fluxo de visitantes durante o final do ano, de acordo com dados da Secretária de Turismo do Estado do Rio de Janeiro a estimativa é que durante os feriados de Natal e Réveillon a cidade receba cerca de 100.000 a 150.000 turistas com a ocupação hoteleira podendo chegar de 90% a 100%.


Algumas cidades do Brasil como Fernando de Noronha, Jericoacoara, Bombinhas e Ubatuba que sofreram com um problema parecido começaram a cobrar uma taxa aos turistas que chegam ao município. A “taxa de turismo” serve para ajudar a preservar o turismo na cidade, o dinheiro é destinado principalmente a infraestrutura, conservação de pontos históricos e conservação do meio ambiente, Jericoacoara por exemplo cobra R$ 41,50 por 10 dias na vila cearence.


Turismólogo analisa a alternativa


De acordo com o turismólogo e Secretário Parlamentar Gustavo Távora de Andrade Cândido Teixeira a taxa não significaria necessariamente nenhum tipo de ganho ao meio ambiente de Arraial do Cabo se não for destinado de forma correta a gestão dos recursos, e seria como se fosse apenas uma nova fonte de renda para o município. Ele também comentou que como turismólogo a taxa deve estar atrelada a ofertas de serviços e produtos turísticos, como por exemplo o turista receberia automaticamente após pagar informações sobre as unidades de conservação e sua relevância e importância para o ambiente.


O que a concessionária diz a respeito?


Comparando a situação há alguns anos com atualmente podemos ver uma melhora significativa. Segundo dados da Prolagos a concessionária realizou intervenções na Avenida da Liberdade, onde o canal desaguava na praia dos anjos e que foi blindado por um cinturão coletor de esgoto. As estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento do esgoto, também foram modernizadas, recebendo melhorias operacionais, assim como as estações de tratamento, que recebem todo esse material, e isso é um dos principais fatores que levaram a diminuição do despejo incorreto de esgoto em Arraial. E no próximo ano a concessionária planeja modernizar o tratamento de esgoto na cidade com a construção de uma nova estação de tratamento. 


Arraial do Cabo é popularmente conhecida por diversos nomes que mostram sua grandeza natural, como o “Caribe brasileiro” e a “cidade do mergulho”, então é de suma importância para os moradores e visitantes que promovam o turismo sustentável, protegendo tanto o meio ambiente quanto a saúde da população local.


Vista da praia dos anjos | foto: reprodução

 

Comments


CONTATO

Universidade Veiga de Almeida campus Cabo Frio
Estrada das Perynas s/n, Perynas - Cabo Frio

0Ativo 6_300x.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

©2024 - Agência Experimental de Comunicação

bottom of page