top of page

Semana de integração, ensino, pesquisa, extensão e inovação da UVA

Foto do escritor: Radija Nathalia Radija Nathalia

Universitários e professores realizam apresentações do Pic UVA e projetos de extensão.



Apresentação do Pic UVA - Imagem: Agência UVA Cabo Frio


Na última quarta-feira (07), ocorreram as apresentações do Pic UVA - Pesquisa de Iniciação Científica, Feira Maker e dos projetos de extensão na Universidade Veiga de Almeida campus Cabo Frio, a fim de estimular o avanço de projetos de pesquisa tecnológica, divulgar os projetos criados por alunos e ajudar no desenvolvimento social do estudante.


Cristiano Bertolosi, coordenador do Pic UVA - Imagem: Agência UVA Cabo Frio.


De acordo com o Cristiano Bertolosi, coordenador do Pic UVA, a jornada acadêmica composta pela iniciação científica, extensão e o projeto maker, tem o objetivo de fomentar no aluno a produção pela pesquisa e a construção de trabalhos científicos qualificados. “Para que isso modifique a forma dele ver o cenário de trabalho dele, o cenário de como ele vai intervir na sociedade de uma forma mais objetiva, com mais eficácia no processo de trabalho dele, independente da área. ”, declara o coordenador.


Flávia Targa, professora de Engenharia Ambiental - Imagem: Arquivo Pessoal.


Flávia Targa, professora de Engenharia Ambiental, conta como foi orientar os alunos para as apresentações do Pic UVA. “Sempre orientar alunos é um imenso desafio para o professor, mas é extremamente gratificante, pois sempre aprendemos e aprimoramos mais nossos conhecimentos. ”, afirma Flávia. A professora ainda evidencia que é muito engrandecedor realizar pesquisas, visto que, os conhecimentos dos professores são renovados e ainda auxilia na construção do conhecimento e autonomia dos estudantes.


Jennyfer Lessa, estudante de Engenharia Ambiental - Imagem: Arquivo Pessoal.


A aluna Jennyfer Lessa, 23 anos, do 10° período de Engenharia Ambiental, expõe a sua alegria e satisfação em ter apresentado a sua pesquisa de iniciação científica. “Depois de tanto tempo dedicada a pesquisa, levantamento de dados, ensaios laboratoriais, fora a escrita do artigo, finalizar a pesquisa com resultados positivos é extremamente gratificante. ”, diz Jennyfer. A estudante ainda relata que o projeto agregou bastante na sua vida acadêmica. “Pude utilizar muito do que eu aprendi na graduação e ver o fruto disso na prática.”


Sueli de Fátima, coordenadora do curso de Psicologia - Imagem: Agência UVA Cabo Frio.


Sueli de Fátima, coordenadora de psicologia, explica que o Pic UVA traz uma autonomia para os alunos, uma vez que, os estudantes aprendem a desenvolver o passo a passo de uma pesquisa. “Ele aprende a pesquisar, ele aprender a ver quais são as referências bibliográficas que são importantes, que são academicamente sérias para poderem usar em uma pesquisa. Então com isso ele vai criando uma autonomia para ele poder buscar qualquer outro conhecimento.”, declara a coordenadora.


Aimê Pereira, estudante de Psicologia - Imagem: Arquivo Pessoal.


Aimê Pereira, 22 anos, aluna do 10º período de Psicologia, informa nunca ter participado do evento da pesquisa de iniciação científica e afirma ter sido bastante importante, já que apresentou uma pesquisa que vinha fazendo desde 2021 e usou como objeto de estudo em sua monografia. “Então foi bastante interessante apresentar para outras pessoas que não sabiam do meu trabalho e também ouvir a consideração dessas pessoas. Foi muito interessante e diferente para mim.” A estudante conclui dizendo que formalizar uma pesquisa que já vinha a acompanhando em sua vida foi muito favorável, pois já era o seu desejo.


João Gomes, professor e coordenador do curso de Direito e do projeto de extensão - Imagem: Agência UVA Cabo Frio.


Segundo o João Gomes, professor e coordenador do curso de Direito, o projeto de extensão do curso é voltado para a área de direito ambiental e sustentabilidade e tem a finalidade de adentrar os alunos no ambiente externo. “Eles mapeiem na região de onde eles moram os impactos ambientais locais. Uma vez mapeado o impacto, ou seja, visto o impacto ambiental, eles fazem uma análise jurídica desse impacto e propõem a resolução daquele problema ambiental.”, explica o professor.


Daniel Paes, coordenador do curso de Jornalismo e Vanessa Ribeiro, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda exibem projeto de extensão para estudantes - Imagem: Agência UVA Cabo Frio.


Os coordenadores do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Daniel Paes e Vanessa Ribeiro apresentaram o projeto de extensão para os alunos de primeiro período de comunicação. De acordo com a coordenadora, uma atividade extensionista proporciona os alunos colocarem em prática os conhecimentos técnicos adquiridos no curso, de uma forma que consigam interagir com a sociedade. “Existe esse valor agregado e que é muito importante para o aluno ter esse desenvolvimento e essa interação desde o primeiro ano de Universidade.”, informa Vanessa.


Daniel Paes, professor e coordenador do curso de Jornalismo, comenta sobre a apresentação do projeto aos alunos de primeiro período. “Como já temos uma tradição na prática da extensão, estruturada no Conhecinema desde 2016, o processo de institucionalização mais arrojado como está sendo realizado torna-se mais facilitado.” Ainda evidencia que a adesão dos alunos à prática de extensão está sendo grande. “Creio que vamos gerar ainda mais impacto social através da ação em campos dos alunos.”, conclui Daniel.







 

Comentarios


CONTATO

Universidade Veiga de Almeida campus Cabo Frio
Estrada das Perynas s/n, Perynas - Cabo Frio

0Ativo 6_300x.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

©2024 - Agência Experimental de Comunicação

bottom of page