Auditório da Universidade Veiga de Almeida se tornou espaço para as palestras da Semana de Formação aos Docentes.

Semana de Formação aos Docentes - Imagem: Agência UVA Cabo Frio.
Na última terça-feira (31), ocorreu o primeiro dia da Semana de Formação aos Docentes no auditório da Universidade Veiga de Almeida Campus Cabo Frio (RJ).

Nirley Barros, diretor da Universidade Veiga de Almeida Cabo Frio (RJ) – Imagem: Nirley Barros.
Nirley Barros, diretor da Universidade Veiga de Almeida campus Cabo Frio, relatou a importância para a instituição promover essa preparação aos profissionais. Segundo o diretor, com as novas mudanças tecnológicas que a educação vem sofrendo, a Universidade Veiga de Almeida se atualiza diariamente para levar ao aluno uma experiência incrível na Instituição. “Para isto, a preparação dos docentes é uma preocupação constante, onde os programas de formação são agora uma rotina para atender às demandas dos alunos. O professor precisar ser mais, ser um mentor e fazer com que cada aluno desperte o que é tem de melhor.”, explica o gestor.

Raquel Boechat, professora do curso de jornalismo – Imagem: Agência UVA Cabo Frio.
De acordo com a professora do curso de Jornalismo, Raquel Boechat, as expectativas para o novo semestre são grandes, já que todo período é sempre uma grande novidade, tanto para alunos, quanto para os professores, um verdadeiro encontro entremeado por técnicas acontece. Ela diz, “Essa semana de formação que a gente tem aqui na Veiga é muito importante, porque a gente faz um olhar para dentro da própria docência. Nós estamos inseridos no coração do mercado de trabalho, dessa revolução industrial que coloca a gente em movimento para poder alcançar essa comunicação de educação da maneira mais eficaz possível.”, conta a educadora.

Mônica Cabral, professora de Língua Portuguesa – Imagem: Agência UVA Cabo Frio.
A mestre de Língua Portuguesa, Mônica Cabral, informa como está sendo a sua experiência com o atual modelo de ensino trimestral. Segundo a Mônica, o novo sistema é bastante desafiador tanto para os alunos, quanto para os professores, uma vez que, ele foge a tudo que já conhecíamos. “Pra mim como professora, a minha experiência foi bem desafiadora, porque eu tive que vencer algumas questões que eu também pensava com resolver, como por exemplo, dar quatro tempos de aulas seguidos, eu tive que pensar em estratégicas de ensino e metodologias que pudessem dinamizar essa aula.”

Flávia Targa, professora e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental – Imagem: Flávia Targa.
Além da palestra de formação, também ocorreu a oficina aos docentes, realizado pela professora e coordenadora de Engenharia Ambiental, Flávia Targa. Segundo a coordenadora, o objetivo dessa oficina foi apresentar a estrutura e os materiais da Universidade para os profissionais. “Para que eles possam utilizar nas suas aulas e incluírem isso nos seus planos de ensino, no seu cronograma de atividade, para explorarem justamente o que a Universidade tem a oferecer.”, diz Flávia. A professora ainda conclui revelando que cada um fica muito mais ligado na sua área e acaba que não conseguem explorar os outros espaços que também têm a disposição. “Os outros locais, as outras possibilidades que nós temos dentro da Universidade. Eu acho que a gente tem justamente esse momento de interação para mostrar o que a gente pode oferecer a mais.”
Veja mais imagens do evento:
Comments