Universidade Veiga de Almeida - Cabo Frio promove ação em homenagem ao Dezembro Vermelho.
- Arthur Guimarães e Juan Lessa
- 17 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Ação contou com funcionários, laboratoristas e estagiários em apoio a campanha Nacional contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Por: Arthur Guimarães (arthur.trindade@uva.br) e Juan Lessa (juan.lessa@uva.br)

Equipe de colaboradores realizam homenagem à campanha nacional de conscientização contra a AIDS e doenças sexualmente transmissíveis. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nesta sexta-feira (17 de dezembro), os funcionários da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, compareceram à instituição com roupas vermelhas homenageando a campanha do "Dezembro Vermelho", que é o mês da luta e consientização contra a AIDS e infecções sexualmente transmissíveis. Depois de 32.701 novos casos de HIV em 2020, principalmente de jovens entre 20 e 34 anos, de acordo com o Ministério da Saúde, promover ações em prol dessa campanha é algo extremamente importante.
Segundo a laboratorista do curso de enfermagem da UVA - Cabo Frio, Caroline Agra, o conhecimento sobre essa questão é essencial para a população e falar sobre a prevenção a essas doenças é necessário para nossa sociedade. “É importantíssimo que as pessoas tenham conhecimento sobre esse tema, conhecerem a si (caso tenham algum teste positivo), sobre essas doenças sexualmente transmissíveis. Falar sobre a prevenção contra elas é muito necessário”, declara.
Além dela, a também laboratorista de enfermagem, Fernanda Mattos, o relembrar desse assunto é sempre importante, pois, muitas vezes a sociedade se descuida ou menospreza tal situação, gerando inúmeros casos pelo país. "Essa campanha (do Dezembro Vermelho) é de extrema valia para a população, pois a sociedade acaba menosprezando e diminuindo essas doenças, não tem o cuidado devido da prevenção e acha que nunca acontecerá, etc. Mas essa assunto é de extrema importância, visto que houve um aumento dos casos de DST's por conta do descuido da população, sendo muito importante estar relembrando as pessoas dos métodos de prevenção, os tratamentos e conscientizando a respeito dessa problemática", afirma.

As laboratoristas Fernanda (à frente) e Caroline, do curso de enfermagem, também estiveram presentes na ação proposta pela universidade. (Foto: Arquivo Pessoal)
Dezembro Vermelho é uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de AIDS. O movimento, através da publicidade, adotou o tom de vermelho como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais reforçam essa mensagem durante o mês de dezembro, usando a cor por ser o símbolo da luta contra a AIDS.
Comments