O retorno ocorreu durante os períodos da manhã e noite, seguindo todos os protocolos de saúde e distanciamento social entre os alunos.
Por: Arthur Guimarães (arthur.trindade@uva.br)

Professor Wesley Aldivino durante aula na turma de Comunicação Social. (Imagem: Arquivo Pessoal)
Na última quarta-feira (16), Após quase dois anos distantes do campus, devido à pandemia do novo coronavírus, iniciada em março de 2020, no Brasil, a Universidade Veiga de Almeida - Cabo Frio contou com o retorno dos alunos ao ensino presencial no campus da instituição. As aulas ocorreram nos turnos da manhã e da noite, com alunos de todos os cursos disponibilizados pela faculdade.
Depois de tanto tempo, o clima é de empolgação dos alunos com essa volta à universidade. "Estamos cheios de alegria por esse novo semestre, com a volta das aulas presenciais. É muito bom estar dividindo esse momento com os outros alunos", declara Fernanda Mattos, laboratorista e aluna do curso de enfermagem.
Porém, além das disciplinas presenciais, a UVA conta, em sua grade, com disciplinas em outros dois formatos: o "virtualizado" e o "online". No formato virtualizado, o aluno conta com a presença do professor, ao vivo, ministrando aulas nos horários disponibilizados em suas grades. Nesse modelo, o aluno pode assistir de onde quiser através de seu computador ou celular. Já o formato "online" ou EAD, o aluno acessa os conteúdos pelo sistema disponibilizado pela instituição e tem tutoria com professor, porém, nesse caso, sem simultaneidade.

Funcionários da instituição vestiram camisa para recepcionar os novos alunos. (Imagem: Arquivo Pessoal)
Para esse retorno, a faculdade seguiu os protocolos de saúde recomendados pela OMS, com a obrigatoriedade do uso das máscaras, álcool em gel, além da redução da capacidade das salas, propiciando o distanciamento social entre os estudantes durante o período das aulas. Outro ponto foi a disponibilização, através dos e-mails dos estudantes, de um guia com orientações sanitárias e para segurança dos alunos, professores e funcionários enquanto estiverem no campus da instituição.
Comments