O projeto consiste na produção de um roteiro para um comercial da marca abordando o tema “Paixão Avassaladora”.
Por: Arthur Guimarães (arthur.trindade@uva.br)
No último semestre, alunos da disciplina “Redação Publicitária para Áudio e Vídeo” da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, participaram de uma seleção de roteiros para a marca “Açaí do Forte”. Esse produto fez parte de uma parceria entre a empresa e a UVA e serviu como trabalho avaliativo (A2) para a disciplina em questão.

O projeto teve como objetivo a produção de um roteiro de vídeo para a marca “Açaí do Forte” que foi concebido e idealizado pelos alunos, divididos em grupos. O desafio era produzir um roteiro que estivesse dentro das competências técnicas da disciplina de redação e apresentar para o cliente que já havia exposto a empresa em detalhes para que os alunos pudessem produzir com excelência. Após isso, o cliente escolheria a opção vencedora da parceria, que teria o roteiro produzido e como portfólio.
O conceito, segundo Vitoria Knupp, integrante do grupo vencedor, consistia em mostrar a “paixão avassaladora”, descrida pelo jingle do comercial, também feito através de outra parceria entre a marca e a UVA, de forma descontraída e que demonstrasse o perfil dos estabelecimentos da marca. “Para o comercial decidimos trazer algo divertido e que mostrasse os vários formatos de lojas do Açaí do Forte, mostrando que o Açaí do Forte está nos mais variados lugares, onde sua fome bater”, declara.

Os “carrinhos’ de açaí são tradicionais nas praias da região e uma das formas de venda da marca. Foto: Arquivo Pessoal
Segundo Wellen Cristina, também aluna do projeto selecionado, a figura do estrangeiro também foi base para inspiração do roteiro. “Ao longo de nossas reuniões surgiu a ideia do ‘gringo’ por ser um dos pontos mais ressaltados pela empresa, de que queriam começar a exportar seu açaí, junto à ideia de que “gringos” se apaixonam quando provar do açaí pela primeira vez. Foram as palavras paixão e exportação que regeram nosso roteiro”, afirma.
Para seleção do trabalho vencedor, de acordo com Mayara Bastos, representante da empresa, o critério seria o que se adequasse aos princípios da marca junto ao que foi abordado na disciplina. “O nosso critério de seleção foi aquele que tivesse agregado a essência da marca junto ao conhecimento adquirido ao decorrer curso. Olhamos de forma técnica, mas também sentimental e percebemos aqueles que investiram tempo conhecendo a marca e conhecendo nosso perfil de trabalho, o que gerou um diferencial”, diz.

A empresa, já tradicional na região, possui lojas também em Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro D’Aldeia e Saquarema. Foto: Arquivo Pessoal
Apesar do trabalho selecionado, segundo Leonardo Cantinho, que foi responsável pela parte visual na apresentação do grupo, o momento em que vivemos trouxe alguns percalços na realização. “Encontramos algumas dificuldades no processo de criação, principalmente por conta da pandemia, onde tivemos que pensar direto na visão do consumidor do produto”, expõe.
Para Julia Machado, aluna integrante do grupo vencedor, o sentimento após a seleção do roteiro foi de ‘dever cumprido’. “Foi um misto de sentimento querer falar sobre representatividade, atualidade e trabalhar com estereótipos. Mas ficamos muito contentes que um ponto-chave foi diferencial, ao colocarmos um gringo como protagonista e ainda sim juntarmos as outras ideias de inclusão e valorização do produto. Realmente nos deu um sentimento de meta concluída”, declara.
Segundo Vanessa Ribeiro, professora da disciplina e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, a parceria entre as empresas permanece e estará sempre buscando novidades para crescimento dos alunos. “É muito gratificante trabalhar com a parceria do Açaí do Forte em nossos projetos! A marca é de Cabo Frio e tem uma história muito bacana de crescimento e de internacionalização para estudarmos as estratégias de comunicação utilizadas. Em breve teremos mais novidades dessa ‘gostosa’ parceria”, afirma.
Comments