O espaço interativo sobre o ciclo da água recebeu a presença de inúmeros estudantes em sua abertura oficial.
Por: Arthur Guimarães (arthur.trindade@uva.br)
Na última terça-feira (14), a Universidade Veiga de Almeida - Cabo Frio e a Prolagos inauguraram oficialmente a estação "Fonte do Saber", que fica localizada no campus da instituição, devido a importância da universidade na construção e disseminação de conhecimento para a população da região.
O espaço, além das exposições, é um ambiente interativo, com bicicletas que geram energia, um grande globo terrestre e instalações que simulam partes de uma casa, apresentando as principais etapas de tratamento da água.

Para Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos, o planejamento é de que o conhecimento e a preservação possam formar cidadãos conscientes e promover a educação ambiental. "a Fonte do Saber é uma estação de produção de conhecimento e a UVA também. Quando tivemos a ideia de trazer a Fonte do Saber pra cá foi para que ela servisse como mais um veículo de educação ambiental não só dos alunos da UVA, como para os alunos das cidades onde a Prolagos opera. Nós queremos deixar um legado de conhecimento e de preservação e cuidado com o meio ambiente", afirma
Segundo Eduardo Pimenta, professor de Engenharia Ambiental da UVA e coordenador do Projeto Imersão, o espaço situado na universidade contará em trazer melhorias para a sociedade e para os alunos. "O local poderá gerar diversas externalidades positivas para a coletividade, tanto para os alunos quanto para o corpo social", declara
De acordo com Nirley Barros, diretor da Universidade Veiga de Almeida - Cabo Frio, a promoção do ensino ambiental possui grande importância para o povo da região e que a mesma é um dos projetos da instituição. "Nossa preocupação hoje consiste em ajudar e fomentar a construção de uma educação ambiental. Queremos promover e contribuir para essa formação para os alunos da Região dos Lagos, tanto do ensino básico quanto os nossos estudantes do ensino superior", diz.
Para a diretora Erica Fernandes da Escola Municipal Zélio Jotha, a experiência prática é fundamental na vida dos alunos, principalmente em idades menores, pois auxilia no aprendizado dos estudantes. "É muito importante trazer a vivência para fora de sala de aula, pois dá um significado maior na aprendizagem, consolidando tudo que lhes foi ensinado", afirma.

Para visitas, o espaço "Fonte do Saber" funcionará às terças e quintas-feiras, das 10h às 16h. A entrada para o mesmo é gratuita, necessitando somente de agendamento prévio pelo telefone (22) 2640-16621 ou por e-mail: bibliotecascabofrio@uva.br.
Comentários