top of page
Raphaella Santoro

Alunos de Comunicação Social da UVA Cabo Frio ganham prêmios no Intercom Sudeste


Pablo Lista, Márcio Junio, Andreza Soares e Viviane Lopes

Quatro alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida campus Cabo Frio retornaram para casa, no dia 20 de junho, depois de três dias no XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, na cidade de Salto (SP). Os estudantes Pablo Lista, Andreza Soares e Márcio Junio, todos de Publicidade e Propaganda, e Viviane Lopes, aluna de Jornalismo e integrante da Agência UVA Cabo Frio, participaram do Intercom Sudeste 2016. Pablo ganhou o 1º lugar com seu projeto “Aedes Pandemic: Uma proposta de combate a dengue através de games”, e Andreza e Márcio foram co-autores do Jingle “Vem para a Vida Leve”, que lhes rendeu o 1º lugar na categoria, mas também estavam concorrendo pelo Filme Publicitário “Faça a história continuar”. Viviane Lopes participou com seu trabalho “Super-heróis à vista: a invasão de quadrinhos no Brasil” na modalidade Reportagem no Jornalismo Impresso.


Prêmio de 1º no Intercom Sudeste 2016

Os estudantes da UVA enviaram trabalhos para a Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), que, além de ser uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação Social.


De acordo com o regulamento da Expocom, os trabalhos participantes devem, obrigatoriamente, ser realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES), e se inserir no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação, com exceção feita apenas às modalidades de agências juniores nas categorias “Jornalismo”, “Publicidade e Propaganda” e “Relações Públicas e Comunicação Organizacional”.


O professor de Publicidade, e orientador de todos os alunos da disciplina Oficina de Publicidade, Evângelo Gasos, falou sobre os desafios enfrentados no processo de produção dos trabalhos. “Como orientador o desafio era, a cada encontro, fazer com que os alunos percebessem que o trabalho apresentado naquele dia ainda poderia ficar melhor do que estava, encontrando novas nuances e problemáticas e que isso não necessariamente seria ruim ou demonstraria que o trabalho estava fragilizado. É simplesmente parte da maturação de qualquer trabalho artístico e intelectual”, disse o professor.


Pablo Lista recebendo o prêmio de 1º Lugar

Pablo Lista, vencedor do 1º lugar na categoria Produção Transdisciplinar – Roteiro de Games, comentou sobre qual foi sua motivação em inscrever o projeto no Intercom/Expocom, dizendo que “ [O Congresso] É uma coisa que a gente escuta os professores falando e acaba não ligando muito, vai deixando para mandar no próximo ou em outro semestre. Eu já estou acabando o curso, então decidi enviar. Eu queria aproveitar tudo o que pudesse, inclusive participar do Intercom”.


“Fazer o trabalho foi complicado. Como eu queria mesmo participar, acabei tendo que deixar outros trabalhos de lado pra focar nesse, principalmente por ter escolhido uma categoria 'complicada'”, acrescentou Pablo. Ele também disse que, apesar de já ter estudado sobre roteiros e particularidades da mídia, acredita que foi o seu interesse pelo estudo de jogos que permitiu a finalização do roteiro jogo e do paper¹ em tempo de enviá-lo para o congresso.


Andreza Soares e Márcio Junio estavam inscritos em duas categorias - Filme Publicitário e Jingle - e ganharam o primeiro lugar em uma delas. Andreza disse estar maravilhada com a vitória e que não esperava ganhar. "Eu não esperava que fosse tão grande e importante [o congresso]. Ganhar um prêmio assim pode mudar a vida e mudar a perspectiva com que vemos esses eventos, ele mudou a forma como eu estava encarando o Nacional", disse Andreza ao se referir sobre o Congresso Nacional que acontece ainda este ano. Todos os vencedores das regionais têm seus trabalhos encaminhados para o nacional.


Pablo Lista, Andreza Soares e Márcio Junio, vencedores de duas categorias no Intercom Sudeste 2016

Para Vanessa Ribeiro, Coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade na UVA campus Cabo Frio, é muito importante que os alunos participem de congressos, mesmo aqueles que não querem seguir na carreira acadêmica. “Ter um trabalho publicado num congresso é um diferencial no currículo, mesmo no de quem não quer continuar na carreira acadêmica. Seguindo na área de mercado, isso pode te colocar em uma posição diferente em relação aos demais candidatos, como foi o caso da ex-aluna Thereza Almeida, que hoje trabalha em uma grande empresa depois de participar e ganhar na categoria Ilustração do Expocom Regional há uns anos”, disse a Coordenadora.


Para a estudante de Jornalismo Viviane Lopes, os alunos precisam se interessar mais em enviar trabalhos para eventos como este, pois “participar do Intercom é uma experiência única que, além de acrescentar coisas no seu currículo, faz você amadurecer, conhecer novas pessoas e descobrir o que está acontecendo na área da comunicação. Além disso, quando você faz um trabalho pensando em mandar para o congresso, você se cobra mais, se dedica mais e é para uma coisa que vale a pena, não é um trabalho para ficar só na faculdade. Você dá uma maior visibilidade ao seu trabalho e todo mundo quer reconhecimento”. Ela ainda acrescentou que já está pensando no que poderia enviar para a edição de 2017.


Para mais informações sobre os congressos do Intercom, acesso à trabalhos publicados e regulamentos de envio de trabalhos, entre no site clicando aqui.



*Fotos por: Andreza Soares e Divulgação Intercom Sudeste 2016

 

¹O paper tem a finalidade de demonstrar aos avaliadores como o trabalho ou produto foi desenvolvido. Deve conter uma introdução, objetivo, justificativa, métodos e técnicas utilizadas, descrição do produto ou processo, considerações e referências bibliográficas.

bottom of page