top of page
Matheus Cossatis

Jornalistas da InterTV contam primeiras experiências em programa de rádio da UVA Cabo Frio


Neste mês em que se comemorou o Dia do Jornalista (07 de abril), alunos da disciplina Oficina de Jornalismo fizeram um programa de rádio entrevistando profissionais da InterTV Alto Litoral, afiliada da Rede Globo. O bate-papo ocorreu pautado em como é o mercado de trabalho do jornalismo no interior do Rio e nas experiências de cada entrevistado. Os convidados para a discussão foram Gustavo Garcia, editor da versão online do Globo Esporte na Região dos Lagos, Renata Igrejas, que é repórter de rua, e Fabiana Lima, chefe de produção. O acadêmico de jornalismo Paulo Henrique Cardoso comandou o programa, que também contou com a participação dos estudantes Juan Andrade e Jéssica Moreira.

Entre os convidados, Renata Igrejas foi a primeira a falar. Contou que iniciou sua carreira no rádio e que suas primeiras experiências como repórter de rua foram na madrugada do Rio de Janeiro, quando cobria muitos casos de violência. Após passar a trabalhar na InterTV, percebeu uma imensa mudança, não só no teor das matérias, mas também no dia-a-dia menos corrido e no ambiente mais humanizado. “É muito interessante essa diferença entre o interior e a capital. A diferença é a proximidade, a gente está numa região menor, a dinâmica da coisa é muito mais suave, seja durante o dia, seja durante a madrugada. A gente se sente mais próximo. O meu vizinho virou pra mim e falou: ‘Renata, tem um buraco aqui que já está fazendo aniversário de dois anos, já estamos até comprando um bolo pra ele’, então existe uma proximidade aqui que talvez na capital, pela quantidade de notícias, não exista”, diz Renata.

Gustavo Garcia contou que descobriu sua paixão pelo jornalismo por acaso, após publicar um texto em uma comunidade relacionada ao futebol, na rede social Orkut. “Assim que postei, o texto bombou. As pessoas ali começaram a me chamar de Nelson Rodrigues, foi uma experiência muito bacana e eu pensei: pode ser um caminho”. O editor disse que veio para a Região logo após, para cursar a faculdade de Jornalismo. Começou a estagiar em um jornal em Cabo Frio e, mais tarde, no Jornal Peru Molhado, periódico muito popular em Armação dos Búzios. Ele também afirmou que graças ao jornalismo esportivo conseguiu realizar sonhos como estar na Copa do Mundo de 2014, acompanhando a seleção brasileira durante a campanha, e também na Copa América 2015. Ainda teve a chance de conhecer o ex-jogador Arthur Antunes Coimbra, o Zico.

A chefe de produção Fabiana Lima falou sobre a cobertura da tragédia que atingiu a Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, em 2011. O trabalho lhe rendeu o Prêmio Esso de Jornalismo. Fabiana contou que estava fazendo a reportagem quando se deparou com o resgate de Ilair Pereira de Souza, a dona Ilair, que protagonizou cenas que comoveram o país. Os níveis dos rios subiram muito rapidamente e inundaram o bairro onde Ilair morava. Ela estava em situação de perigo no terraço de casa, junto com três cães. Num ato de coragem, vizinhos conseguiram resgatá-la usando uma corda, mas não conseguiram salvar os animais. “A nossa equipe ganhou a distinção de melhor contribuição ao telejornalismo pelo Prêmio Esso. Infelizmente, foi acompanhando esse pior momento do interior do Rio”, comenta.

O programa foi gravado no estúdio da própria universidade, sob orientação do professor Fábio Cadorin. Além de exercício para a turma de Oficina de Jornalismo, agora pode servir de inspiração para os demais acadêmicos do curso. “Ouvindo a gravação, outros estudantes podem aproveitar o conteúdo e aprender com a experiência de quem vive os desafios da profissão todos os dias”, afirma.

Daniel Paes, coordenador do curso de jornalismo da UVA - Cabo Frio, também comentou sobre o Veiga Entrevista. “É fundamental a interlocução entre os estudantes e os profissionais. Repetimos sempre que a carreira profissional começa quando os alunos iniciam a primeira disciplina do curso. O comportamento e empenho não podem ser menores. Na verdade, o processo de formação e aprimoramento segue durante toda nossa vida profissional”, reforça o coordenador.

Para os interessados em ouvir o programa na íntegra, a AEC disponibilizou no 4shared, portanto, é só entrar no link disponibilizado, baixar e escutar. Link: https://www.4shared.com/s/fMfwJ-Rj7ei. Foto por: Viviane Lopes.

bottom of page