top of page
Matheus carvalho

A influência das novas tecnologias na cultura

Costumes antigos passam a ser modificados

De acordo com o dicionário, cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano.


Com a criação da internet, a vida das pessoas mudou nas últimas décadas, resultando em transformações nos hábitos culturais. Antigamente, torcia-se para chegar ao fim de semana para ir ao cinema ou teatro, juntar um dinheiro para poder comprar o CD da sua banda preferida e ouvi-lo dezenas de vezes, ir ao estádio de futebol com a família e amigos para poder ver seu time jogar. Mas com a popularização da internet muitos costumes começaram a ser modificados. Com isso, nas últimas décadas, devido a essa alteração, as tarefas mais complexas foram reduzidas a hábitos do dia a dia.


Ilustração: Freepik


Para Endras Moreira, formado em Redes de Computadores, com especializações em Gestão de Pessoas, Coaching e MBA em Marketing, a era digital tem possibilitado transformações no modo de viver já que “todas essas modificações influenciam o mercado de trabalho, provocando mudanças em nossas relações”, afirma em seu blog.


Com essa nova forma de buscar a cultura, algumas práticas se tornaram antigas. Segundo dados da JLeiva, empresa de consultoria especializada em cultura e esportes, em conjunto com o Datafolha, em 2017, somente 11% dos brasileiros vão a concertos e 46% acompanham aos shows de seus artistas.


Conforme visto, os hábitos culturais não passam despercebidos, como por exemplo o que era comum e popular antigamente não faz mais sentido nos dias atuais. Tal como a prática de alugar filmes, que era muito comum nos anos 1980 e 1990. Lenira Lúcia Duarte, aposentada de 67 anos, afirma que “antigamente as pessoas corriam para a locadora para conseguirem ter acesso a alguns filmes. Hoje em dia, meu neto tem acesso a tudo com apenas um click na TV ou telefone”, e ainda acrescenta “era algo inimaginável antigamente. Se me contassem que eu poderia fazer isso tudo na minha casa, eu nunca iria acreditar”.


Atualmente, serviços como a Netflix e Amazon Prime Video oferecem um catálogo imenso a seus assinantes, para que eles assistam a qualquer conteúdo na hora em que bem entenderem. Mesmo assim, ainda é possível alugar filmes através de serviços como o iTunes, Google Play e PSN (PlayStation Network), que é um serviço de multijogador "online" e fornecimento de mídia digital prestado/administrado pela Sony Computer Entertainment. Para Pedro Moreira, estudante de Contabilidade de 19 anos, a internet e o streaming (transmissão contínua) conseguiram mudar seu jeito de viver: “Não tenho mais que sair de casa para conseguir acessar filmes, séries e outras coisas” ressalta.


Ainda pode-se ressaltar as compras de CD’s de músicas e ingressos para shows. O formato da música passou por grandes mudanças nos últimos 50 anos, mas nenhuma delas foi tão grande quanto a da última década. Ferramentas como o Spotify praticamente extinguiram a necessidade de álbuns físicos para a música.


Acabou o tempo em que os fãs precisavam encarar filas quilométricas para comprar ingressos para os shows de seus artistas favoritos. A procura ainda continua grande, mas agora os fãs têm de enfrentar filas virtuais para garantir suas entradas. Percebe-se que as tecnologias tiveram, e ainda têm, um potencial para transformar o contexto cultural e, consequentemente, modificar a nós mesmos.



Posts recentes

Ver tudo

A MULTICUTURALIDADE BRASILEIRA

Muito fala-se sobre a cultura em si. Mas você realmente sabe de onde começou e até onde vai a cultura brasileira? A cultura nacional é o...

bottom of page