top of page
Matheus Carvalho

A MULTICUTURALIDADE BRASILEIRA

Muito fala-se sobre a cultura em si. Mas você realmente sabe de onde começou e até onde vai a cultura brasileira? A cultura nacional é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. Essa diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

A diversidade cultural representa o conjunto das distintas culturas que existem no planeta. A cultura compreende o conjunto de costumes e tradições de um povo os quais são transmitidos de geração em geração. Como elementos culturais representativos de um determinado povo destacam-se: língua, crenças, comportamentos, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, dentre outros.

O que diferencia uma cultura das outras são os elementos constitutivos, que consequentemente, compõem o conceito de identidade cultural. Isso significa que o indivíduo pertencente a determinado grupo se identifica com os fatores que determinam sua cultura. Muitos pesquisadores afirmam que o processo de globalização interfere na diversidade cultural. Isso porque há um intenso intercâmbio econômico e cultural entre os países, os quais muitas vezes, buscam a homogeneidade.

Mas e aí, sabe como essa multicultura chegou em terras canarinhas?

Segundo Vera Lúcia Martins, historiadora, de 57 anos foi quando os indivíduos brancos chegaram ao país durante a época colonial. Além dos portugueses, vieram os espanhóis, de 1580 a 1640, durante a União Ibérica, o período no qual Portugal ficou sob o domínio da Espanha. Durante a ocupação holandesa no nordeste, de 1630 a 1654, vieram flamengos ou holandeses, que ficaram no país, mesmo depois da retomada da área pelos portugueses. Na colônia, os portugueses que recebemos a herança cultural fundamental, onde a história da imigração portuguesa no Brasil confunde-se com nossa própria história.

Foram eles, os colonizadores, os responsáveis pela formação inicial da população brasileira. Isso decorreu do processo de miscigenação com índios e negros africanos, de 1500 a 1808. Durante três séculos, os portugueses eram os únicos europeus que podiam entrar livremente no Brasil.

A FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA

A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígena, do português, do negro africano, como também dos diversos imigrantes.

VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES DESSAS CULTURAS?

Na indígena foram muitas contribuições. De acordo com Vera, eles contribuíram para o surgimento de um indivíduo tipicamente brasileiro: o caboclo. Na cultura, contribuíram no vocabulário, folclore com as lendas como curupira, o saci-pererê, o boitatá, a iara, dentre outros. Na culinária, presente fortemente na região norte. Onde possui pratos típicos como tucupi e maniçoba. E fora os utensílios de caça e pesca, como arapuca e o puçá.

Pelos portugueses, destaca-se a língua portuguesa, falada em todo o país, e a religião. Possui uma forte influência no folclore, como as festas juninas. E as lendas da cuca e do bicho papão, as cantigas de roda, como peixe vivo, o cravo e a rosa e etc. permanecem muito vivas na cultura brasileira.

Já a africana, que foi trazida com os negros africanos que vieram para serem empregados, utilizando-se a sua mão de obra, de forma escrava. Vera afirma que Salvador foi a cidade que recebeu o maior número de negros, e onde sobrevivem vários elementos culturais até o dia de hoje.

Por exemplo, o “traje de baiana”, a capoeira e os instrumentos de música, como tambor, atabaque, cuíca e berimbau. Na alimentação tem-se o vatapá, acarajé, cocada e pé de moleque. Há também, o maracatu, uma dança típica africana. E além das manifestações religiosas, como o candomblé, a macumba e o xangô.

Antes de falar da cultura vinda dos imigrantes, deve-se lembrar como deu-se tal vinda. Vera salienta que foi em 1808, com a abertura dos portos às nações amigas, feita por D. João. Tal medida foi feita para povoar o território. Os italianos e alemães, concentrados no sul e sudeste do país, deixando grandes marcas de suas culturas, principalmente na arquitetura, na linguagem e na culinária. Como as massas típicas como macarronada, pizza, lasanha, canelone e etc. Ou seja, o Brasil é um país multicultural de natureza.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page