top of page
Joel Rocha e Letícia Cristina R. Lourenço

SECOM 2020 MOSTRA QUE A ADAPTAÇÃO À VIRTUALIZAÇÃO É O FUTURO

Revolução digital e os desafios de empreender definem o que foi a 12° edição da SECOM, que ocorreu durante os dias 26, 27 e 28 de maio. Devido a pandemia do Covid-19 e a preocupação com a saúde de todos os participantes, a Semana de Comunicação enfrentou o desafio de levar o que tradicionalmente ocorria nos auditórios, salas de aula e nos laboratórios de comunicação do Campus, para o mundo virtual, ao utilizar uma forma inovadora para realizar o evento, através do Instagram.


O Coordenador do curso de Jornalismo, Daniel Paes, conta que recebeu com muita alegria a notícia da adaptação do evento ao formato virtual. Ele ainda afirma que os alunos dos cursos de comunicação nunca decepcionam, pois, mesmo em meio às adversidades, “conseguem tocar uma SECOM excelente, mostrando que a própria proposta dos cursos é a inovação e saber lidar com as adversidades e criatividades”.


Logotipo da SECOM 2020

Os avanços da tecnologia, crescimento das redes sociais e mudanças no mercado da comunicação estão abrindo novas oportunidades aos profissionais da área. Para pensar sobre essas transformações e conhecer novos desafios, a SECOM 2020 teve como tema principal “Os desafios de empreender em comunicação”.


Fábio Cadorin, professor que ministra a disciplina do evento, explicou que o tema surgiu da curiosidade dos alunos em relação a temática da SECOM anterior, em que foram discutidas “as novas tecnologias em comunicação”. O professor relata que estar à frente do evento foi muito desafiador e ao mesmo tempo muito gratificante! Para ele, da forma que a SECOM 2020 foi realizada, o conhecimento “foi além dos muros da universidade”.


Dando partida nesse desafio, a 12° edição do evento pôde de contar com palestras ao vivo, oficinas disponibilizadas no “IGTV” (Instagram) e live-arts que foram adaptadas para o feed em forma de “varal".


Ilustração da live-arts

O primeiro dia da Semana de Comunicação começou às 10 horas e pôde contar com a oficina “Como abrir seu próprio negócio”, com Vanessa S. Marine editora e CEO da Duplo Sentido Editorial. Ela falou sobre como foi empreender na sua editora e frisou a importância de “aprofundar o empreendimento”, através de pesquisas e cursos.


Foto divulgação: SECOM

A segunda oficina, na parte da tarde, “Criar um curso online” teve a presença de Gustavo Berton, jornalista esportivo da Fox Sports Brasil. Idealizador de um curso on-line, ele apresentou o passo a passo da criação de um site, ensinando algumas técnicas para a prática no Jornalismo Esportivo. Além disso, o jornalista com mais de 16 anos de experiência, contou um pouco dos bastidores de uma redação esportiva.


A palestra “Oportunidades e desafios de empreender em comunicação” fechou o primeiro dia do evento, tendo com dois convidados, iniciando com Adriano Silva, ex-chefe de redação do Fantástico, atualmente é publisher do Projeto Draft e curador da Academia Draft. Em seguida, a convidada Nana Lima, publicitária e co-fundadora do Think Eva, também pôde falar um pouco da temática. Os dois palestrantes compartilharam com os alunos o conhecimento adquirido conhecimentos adquiridos através dos seus respectivos negócios.


Já no segundo dia, a SECOM começou com a oficina “Os desafios de empreender no jornalismo local”, com Lucas D’Assunção, fundador do blog Cutback e egresso do curso de Jornalismo da UVA Cabo Frio. Lucas deu dicas sobre o mercado esportivo da Região dos Lagos e falou um pouco sobre sua trajetória. Enquanto aluno, o então Jornalista, participou da 6° edição da SECOM, realizada em 2014. Ele afirma que foi incrível ter tido a oportunidade de desempenhar o papel de oficineiro. “Eu não tinha ideia de como seria importante ter alguém formado na Veiga dando uma palestra. Ao mesmo tempo isso me ajudou a melhorar em muitos aspectos profissionais e técnicos”.



Foto divulgação: SECOM


Dando sequência à programação, Bia Crespo, roteirista exclusiva da “Conspiração Filmes”,

Falou sobre sua profissão na oficina “as novas formas de empreender no mercado audiovisual”. Ela explicou um pouco sobre os desafios encontrados na área do audiovisual. Para Bia, a participação dos alunos foi uma surpreendente, visto que a oficina não foi ao vivo “Eu achei que pouca gente ia assistir, fiquei surpresa ver o engajamento e feliz que as pessoas gostaram. Acredito que consegui passar tudo que gostaria no tempo proposto”.


À noite a palestra “Empreendedorismo Social: unindo Comunicação e propósito” com a primeira a publicitária Amanda Riesemberg, sócia da Agência de marketing “Because”, abordou a luta em favor das causas sociais. Em seguida, Thiago Borges, fundador do site “Periferia em Movimento”, contou sobre a importância de fazer jornalismo nas periferias, além do funcionamento a produção de conteúdo.

O terceiro e último dia desse SECOM - que já deixa saudades - contou com a presença da publicitária e empreendedora, Renata Frulani, que deu o tom do dia por meio da oficina “Presença Digital: qual é a sua importância para o empreendedor?”, partilhando com os alunos informações sobre as possibilidades de venda no meio digital. Para a publicitária, participar dessa adaptação “Foi maravilhoso!” e “Ler os comentários foi muito bom! Os elogios reforçam a vontade de continuar produzindo conteúdo, além de nos deixar muito orgulhosos do nosso trabalho. Então, eu amei!”, frisa a empreendedora.


Foto divulgação: SECOM

A internet e seus meios para empreender em Jornalismo”, foi o tema apresentado pela segunda oficineira do dia, Anna Flávia Lourenço, jornalista e criadora do site “Dicas de Jornalismo”. Além de contar sobre a fundação do projeto, criado durante o sexto período de sua faculdade, ela incentivou os alunos a tirar seus projetos do papel. Anna conta que gostou muito da ideia de colocarem as oficinas no “IGTV” para que mais pessoas tivessem acesso. A empreendedora concluiu afirmando que “a comunicação foi muito tranquila desde o começo, a equipe (SECOM) sempre se comportou muito profissional e dedicada!”.



Para encerrar o dia, a palestra “Empreender em tempos de crise: a comunicação como solução” contou com a palestrante Ana Flávia Bello, sócia-fundadora da Alerta de crise, plataforma tecnológica para gerenciamento e comunicação de incidentes e crises. Ela falou sobre suas experiências pessoais e apresentou empresas que estão tendo ótimo posicionamento em meio a este tempo de crise, explicando como elas poderiam se reposiciona diante do mercado. Dando fim ao evento, Ciro Reis, CEO da Agência Pr Imagem Corporativa, contou um pouco sobre como está o mundo diante da pandemia e como ficará pós crise, além de comentar sobre sua trajetória.


A edição 2020 pode ser considerado marco para a história da SECOM, no Campus Cabo frio. Em meio a pandemia, os alunos fizeram de tudo e mais um pouco, para que o evento ficasse marcado e servisse de inspiração para os próximos anos. Nós da Agência Experimental de comunicação, já estamos ansiosos para a próxima SECOM.


Para conferir o Instagram da SECOM 2020, acesse o link: https://www.instagram.com/secomuvacf/













bottom of page