A simulação teve a presença de Carla Freire, responsável pelo setor de segurança do trabalho da instituição, e do Capitão Marcos Nossa, do 3º Grupamento de Bombeiros Militares de Niterói.
juan.lessa@outlook.com

Equipe de brigadistas do campus Cabo Frio (RJ) é formada por colaboradores de diferentes setores - Imagem: arquivo pessoal
Nesta segunda-feira (19) foi realizado um simulado de evacuação no campus Cabo Frio (RJ) com a equipe de brigadistas da instituição. O intuito da simulação foi analisar a funcionalidade das saídas de emergência e da performance da equipe em caso de incêndios. Uma equipe de brigadistas atua com prevenção e combate a fogo, evacuação de emergência e prestação de socorro. A representação ocorreu por volta de 11 horas da manhã e teve participação de brigadistas, colaboradores e alunos.

Esse simulado de abandono é obrigatório junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), onde é realizada uma prestação das atividades que são desempenhadas - Imagem: Juan Lessa
Carla Freire, engenheira de segurança e responsável pelo setor de segurança do trabalho da instituição, afirmou que o objetivo do simulado de abandono é preparar a organização para casos de emergência para que a evacuação ocorra de forma rápida, segura e que toda a comunidade universitária esteja preparada para essas situações, garantindo assim a integridade física de todos. "Nós temos uma equipe de onze brigadistas voluntários, no qual recebem formação teórica e prática com carga horária de 16 horas, realizada em um centro de treinamento de uma empresa terceirizada para que eles possam estar conduzindo toda a comunidade universitária de forma rápida e tranquila".

Taiane trabalha há dez anos como supervisora administrativa no campus Cabo Frio (RJ) - Imagem: Juan Lessa
A supervisora administrativa Taiane Franco, também brigadista, participou da simulação e pode colocar em prática a teoria aprendida. De acordo com Franco, o simulado de evacuação é de grande importância para a instituição, onde nossos brigadistas voluntários podem colocar em prática o que aprenderam na capacitação. "Ele visa facilitar a evacuação do prédio em uma situação real de incêndio".
Veja mais imagens da simulação:
O Capitão Marcos Nossa, do 3º Grupamento de Bombeiros Militares de Niterói, também esteve presente para orientar os brigadistas durante a simulação.
Commentaires