A parceria que já dura mais de doze anos, esse ano contou com alunos calouros da universidade para os estudantes do ensino médio do Instituto Ismar Gomes de Azevedo
Por: Arthur Guimarães (arthur.trindade@uva.br)
O curso de Enfermagem do campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em parceria com o Instituto Ismar Gomes de Azevedo, realizou uma exposição onde os universitários do primeiro semestre da graduação apresentaram maquetes comestíveis que representavam as células presentes no corpo humano. O evento ocorreu nos períodos da manhã e da noite para alunos do ensino médio da instituição.

Universitários do curso de enfermagem em apresentação a alunos do Instituo Ismar Gomes de Azevedo (Foto: Arquivo Pessoal)
Para a professora de enfermagem, Cláudia Oliveira, a interação entre os universitários e alunos do ensino médio é benéfica para ambos. "Há pontos positivos para os dois grupos. O ensino médio vê que, em tão pouco tempo, é possível estar atuando na prática, enquanto para os universitários, é importante pois os fazem entender o papel do enfermeiro como educador e também de colocar em prática o que é ensinado em aula", declara.
De acordo com o aluno de enfermagem, Gabriel Branquinho, a interação com os alunos de ensino médio vale não somente para uma apresentação como também para conscientização desses estudantes e consequentemente de suas famílias "Essa conexão serve para também para conscientizar os alunos e suas famílias, de como essas células funcionam no nosso cotidiano e também para tirar dúvidas daqueles que estão formando no ensino médio e querem ingressar na faculdade", afirma.
Segundo Iracema Espanhol, profissional de articulação do Instituto Ismar Gomes de Azevedo, a troca de experiências de forma clara e lúdica coopera para o crescimento dos alunos tanto na sua percepção de futuro como também nas avaliações e vestibulares que prestarão ao final de seu período escolar. "Por sermos um curso técnico, esse repassar de conhecimento dos universitários de forma clara auxilia bastante os nossos alunos que serão futuros professores. Essa troca contribui até para o entendimento dos nossos estudantes ao prestarem o vestibular", diz.
Comentários