O jornalista egresso da UVA-Cabo Frio, Filipe Barbosa Cruz, da TV Anhanguera concorreu na final com duas reportagens produzidas por ele.
Por: Arthur Guimarães (arthur.trindade@uva.br)
No dia 27 de outubro, jornalistas de diversas áreas do estado de Goiás acompanharam virtualmente a cerimônia de premiação da etapa estadual da 8ª edição do Prêmio SEBRAE de jornalismo. O evento foi transmitido pelas redes sociais e pelo canal do Youtube da Sebrae Goiás e contou com as categorias: texto, vídeo, áudio e foto.
Entre os finalistas da premiação, esteve o jornalista Filipe Barbosa Cruz, que é egresso do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio. Filipe, formado em 2018, antes de atuar como produtor executivo da TV Anhanguera (afiliada da Rede Globo em Goiás e Tocantins), função que exerce atualmente, trabalhou como produtor e repórter na InterTV (afiliada da Rede Globo no interior do estado do Rio de Janeiro) e também no portal G1.
Na premiação, o egresso concorreu com duas reportagens na categoria "Vídeo", ambas com a temática voltada ao empreendedorismo. Segundo ele, a "inspiração" veio do momento em que o planeta se encontra desde o ano passado. "Com a crise provocada pela pandemia do Coronavirus, vimos a adaptação das empresas do geral. Com isso, como produtor, pensei em fazer algo pra mostrar como algumas pessoas estavam driblando esse momento crítico para a economia. Foi daí que pensei em ir atrás de histórias bacanas", afirma.
A categoria "Vídeo" contou com três reportagens da TV Anhanguera, sendo duas do produtor e jornalista Filipe Barbosa. (Reprodução: Internet)
Sua reportagem vencedora foi a “Empreendedores alcançam bons resultados ao seguirem dicas de mercado” que contou a história de duas mulheres que precisaram se ajustar em meio à pandemia do novo coronavírus e contaram com o apoio do Sebrae.
"Produzi uma reportagem com dois exemplos super bacanas, uma feirante, que trabalha com biojoias feitas pela mesma e vendidas nas feiras de Goiânia, porém elas foram fechadas e ela teve que se adaptar com leilões virtuais. Após isso, a venda de suas biojoias cresceram e foram utilizadas até mesmo na novela 'Nos Tempos do Imperador', da Rede Globo. Outro exemplo é de uma mãe que decidiu montar um ateliê. Ela é da área da saúde, mas com a Covid-19 decidiu ficar mais perto da família e montou o seu próprio negócio", declara.

A equipe agora concorrerá também nas etapas regional e nacional do Prêmio SEBRAE. (Reprodução: Arquivo Pessoal)
Para execução das reportagens, Filipe contou com o apoio de sua equipe, composta pelos repórteres Adriano Reges e Camila Faraco e pelo cinegrafista Juan Moynier. Segundo o jornalista, o maior desafio para produção das matérias foi o tempo para elaborar as mesmas. "Posso dizer que não houveram dificuldades, pois trabalho com uma equipe bem alinhada, que conseguiu fechar um super material. Porém, o maior desafio mesmo foi o tempo de produção, pois tivemos que fechar as entrevistas em um só dia, dentro de 6h", diz.
Após a conquista da etapa estadual, o jornalista afirma estar muito feliz com o reconhecimento e de que está 'no caminho certo'."Ainda estou extasiado. Nunca imaginei que chegaria onde estou. Nasci no interior do Espírito Santo e fui criado em um distrito de Arraial. Hoje, ser reconhecido por um trabalho num estado diferente do meu me traz a sensação de que estou no caminho certo e de que nasci para o jornalismo", declara.
Filipe ainda é grato a todo conhecimento adquirido durante toda a sua trajetória, seja ela pessoal, acadêmica ou profissional. "Isso é uma construção, diante dos ensinamentos da vida, professores e parceiros da UVA e dos profissionais que tive o prazer de aprender e compartilhar um pouquinho do conhecimento de cada um", afirma.
Comments