top of page

Orla viva: como a recuperação da Lagoa de Araruama impulsionou os esportes na Região dos Lagos.

Foto do escritor: AECAEC

Atualizado: 30 de out. de 2024

Com novas oportunidades, a melhoria da qualidade da água na Lagoa de Araruama abriu portas, antes inimagináveis, para a prática de esportes na Região dos Lagos.


Por: Mariana Oliveira e Paula Ventura


Prática de beach Tennis na orla da Lagoa de Araruama / Foto: @arenacoracaovalente

Natação em águas abertas, kitesurf, stand-up paddle, vela, beach tennis, futevôlei e vôlei de praia. Esses são alguns exemplos de esportes que voltaram a ser praticados com intensidade na orla e na Lagoa de Araruama, após anos de degradação ambiental. Com 220 quilômetros quadrados de extensão e 160 quilômetros de orla, a maior laguna hipersalina do mundo, que banha seis cidades, oferece agora novas oportunidades para a prática de esportes aquáticos.


Dentre eles, alguns esportes têm se destacado quando o assunto é novidade na beira da lagoa. Em comparativo com 2022, a presença desses esportes foi aumentando gradativamente, como conta Jefferson Leal, proprietário da Arena Coração Valente de Beach Tennis, na Orla de São Pedro da Aldeia.


“O Beach Tennis começou na orla de São Pedro da Aldeia em junho de 2022 com a inauguração da Escola Arena Coração Valente. Contava com apenas 2 quadras e 2 turmas com total de 10 alunos”, conta o empresário.

O avanço do esporte na região foi apoiado pela cidade, como completa Jefferson. “Em outubro de 2022, a Secretaria de Esportes da cidade abraçou a ideia da Arena de incluir o Beach Tennis no projeto social esportivo já existente, Aldeia em Movimento e também tinha 2 turmas com total de 20 alunos.”


Ricardo Ramos, secretário de esporte e lazer de São Pedro da Aldeia, conta que esse crescimento exponencial aconteceu por toda a cidade. "Sim, o esporte cresceu muito, no início nós tínhamos 150 praticantes e hoje nós temos mais de 7 mil pessoas matriculadas. Além disso, a melhoria nos proporcionou a possibilidade de fazer inúmeros eventos esportivos aquáticos, isso é ótimo, pois se não tivéssemos uma água de qualidade não seria possível realizar, por exemplo, uma prova de natação sem colocar em risco o atleta, mas com a melhoria da água sim", afirma o secretário.

Atualmente, Jefferson já conta com mais de 110 alunos, divididos em 14 turmas diferentes, o que demonstra uma enorme ascensão da prática nos últimos anos. No entanto, para os moradores mais antigos da região, esse resultado é ainda mais chocante, tendo em vista que o cenário que conheceram jamais abriria espaço para essa imagem.


Turma de Beach Tennis da Arena Coração Valente, em São Pedro da Aldeia / Foto: @arenacoracaovalente

Há poucos anos, a Lagoa era vista como uma área inviável para atividades recreativas, devido à poluição e ao mau cheiro, especialmente no final da década de 1990, quando a proliferação de algas, causada pelo excesso de matéria orgânica, agravou ainda mais a situação. Graças a anos de investimentos e esforços de tratamento, os primeiros sinais de recuperação começaram a surgir por volta de 2015.


Outro esporte que ganhou espaço com essas melhorias foi justamente o Stand Up Paddle, uma modalidade de surf realizada em pé com a ajuda de remos. O atleta Jonas Letieri, competidor mundial, conta sobre a sua relação com a lagoa e como essa prática foi fundamental para mudar a trajetória de sua vida.


Jonas Letieri remando nas águas da Lagoa de Araruama - Ilha do Japonês / Foto: @jonasletieri_sup

 Criado na Região dos Lagos, Jonas sempre teve uma forte conexão com as águas da Lagoa. Após sofrer um acidente que seria responsável pela amputação de seus dois antebraços, ele se mostrou um exemplo de superação ao iniciar sua carreira como atleta profissional, utilizando remos adaptados, a laguna e muita disposição.


"A Laguna tem conseguido se recuperar e já é possível ver uma melhora na água. Podemos ver a volta da vida marinha como peixes, tartarugas e até mesmo cavalos-marinhos. Mas ainda há muito a ser feito, precisamos evitar que o lixo e o esgoto cheguem até a Laguna e consequentemente ao mar", afirma Jonas.

Não somente por volta ou por cima da lagoa, os esportes aquáticos na totalidade vêm tendo um grande crescimento desde que as águas ficaram mais limpas, como comenta o secretário Ricardo Ramos.

 

"A lagoa tem um potencial monstruoso. A gente tem a segunda maior laguna hipersalina do mundo, então temos todas as qualidades necessárias para os esportes aquáticos, como aquathlon, combinação de natação e corrida. E também os esportes náuticos, que contém diversas modalidades, inclusive a vela que a gente consegue ter uma característica muito peculiar na nossa região, com uma predominância de vento muito bacana onde conseguimos desenvolver bastantes esses esportes", conta o secretário de esportes de São Pedro da Aldeia.
Prática de aquathlon no 38º Fest Verão de São Pedro da Aldeia. / Foto: Bruninho Volotão
"Com a qualidade da água melhorando, você consegue ter mais prática esportiva, as pessoas têm mais segurança de entrar na água. A prática de esportes na Orla do centro ou em qualquer outro tipo de Orla influencia positivamente na nossa cidade, um cartão postal muito legal", completa ele.

Atualmente, com águas limpas e revitalizadas, a Lagoa de Araruama se transformou em um ambiente ideal para esportistas e amantes de atividades ao ar livre, promovendo não apenas um estilo de vida saudável, mas também benefícios mentais, como a redução dos níveis de depressão e a melhoria da capacidade física dos praticantes. Os moradores, que antes viam o local como um problema ambiental, agora aproveitam as belezas e os benefícios que a lagoa revitalizada proporciona.

 

Σχόλια


CONTATO

Universidade Veiga de Almeida campus Cabo Frio
Estrada das Perynas s/n, Perynas - Cabo Frio

0Ativo 6_300x.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

©2024 - Agência Experimental de Comunicação

bottom of page