Auditório da Universidade Veiga de Almeida se torna espaço para exibição de documentário e debates sobre a desigualdade racial e direitos humanos.

O evento foi realizado por professores e alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia e Serviço Social - Imagem: Agência Uva Cabo Frio.
Nesta quinta-feira (17), os cursos de Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Serviço Social promoveram o primeiro colóquio desigualdade racial e direitos humanos na Universidade Veiga de Almeida campus Cabo Frio (RJ), a fim de comemorar o dia da Consciência Negra no Brasil.

Mary Lane, professora e coordenadora de mesa do Colóquio - Imagem: Agência Uva Cabo Frio
De acordo com a Mary Lane, professora e coordenadora de mesa do Colóquio, debater assuntos importantes como racismo estrutural e criminalização da população preta dentro de uma Universidade privada é de extrema importância, uma vez que é possível criar uma ampliação e reflexão sobre as temáticas debatidas. “O debate do tema é contemporâneo, ele é atual e dentro de um espaço privado, eu acho que é criar espaços para discussão sobre os temas.”, afirma a coordenadora.

Tânia Abreu, professora do curso de Psicologia - Imagem: Agência Uva Cabo Frio.
Tânia Abreu, professora do curso de Psicologia, participou como palestrante do evento e declara a importância de falar sobre representações sociais dos cidadãos negros no mês da consciência negra. “Poder falar disso no mês da consciência negra em uma instituição de ensino, é poder trazer especialmente para os alunos negros, a possibilidade de reflexão do seu lugar de existência e que principalmente é um lugar que merece representatividade.”

Aime Alves, estudante de Psicologia - Imagem: Agência Uva Cabo Frio.
A aluna de psicologia Aime Alves também colaborou como palestrante da cerimônia e expõe que desde que chegou na Veiga sempre comentava com colegas e professores durante as suas aulas a importância de falar sobre esse assunto na instituição, não só nesse espaço, mas também em salas de aula.

Jornalista Vitor Pires - Imagem: Agência Uva Cabo Frio.
O jornalista Vitor Pires participou como mediador durante a exibição do documentário “O charme do Fresh Baile Charme” produzido pela aluna de jornalismo Anna Clara Laurindo. Vitor conta um pouco sobre a relevância da representatividade negra no audiovisual. Ele destaca que a pluralidade que detém a diversidade preta agrega bastante para o produto final de qualquer veículo de comunicação. “Ele não ser o único padrão, mas sim ser diverso.”, explica o jornalista.

Anna Clara Laurindo, estudante de Jornalismo - Imagem: Agência Uva Cabo Frio.
A estudante Anna Clara Laurindo, 22 anos, do 8° período do curso de Jornalismo, foi a responsável pela produção do documentário exibido no evento. A aluna afirma ter sido uma experiência incrível apresentar o seu vídeo documentário no primeiro colóquio da Veiga, já que ainda é aluna e a produção foi realizada para um trabalho de uma disciplina da Universidade. “Ver que as pessoas gostaram tanto do seu trabalho, ao ponto de me convidarem para eu apresentar em um colóquio, foi demais.” Anna Clara ainda explica o motivo de ter escolhido o tema “Baile Charme” para o seu vídeo. “Eu quis fazer esse documentário para que todo mundo conhecesse a cultura do Baile Charme e soubesse dessa festa que é mais que uma festa para a população negra.”

Bruna Moura, estudante de Publicidade e Propaganda - Imagem: Bruna Moura.
A aluna Bruna Moura, 26 anos, do 2° período do curso de Publicidade e Propaganda, esteve presente na palestra e declara ter sido uma experiência incrível ver uma mesa só com pessoas pretas, além de ter escutado tópicos que muitas pessoas não pensam sobre. “Muitos acham que representatividade não importa, mas importa sim e é lindo ver aonde a gente pode chegar e ir muito além disso.”

Transmissão Ao vivo no perfil do Instagram da Agência - Imagem: Vanessa Ribeiro.
O evento foi transmitido ao vivo pela live no Instagram do perfil da Agência Experimental de Comunicação da Universidade Veiga de Almeida Cabo Frio.
Instagram da Agência Experimental de Comunicação Cabo Frio.
Veja mais imagens da palestra:
留言