top of page

Superlotação cria necessidade de investimento

Foto do escritor: AECAEC

Por: Ana Karolina S. Coutinho de Assis, Bruno Venâncio de Oliveira, Julyana Santos de Souza Pires e Matheus Melo Duque Estrada Garcia


A concessionária Prolagos investirá cerca de R$ 1 bilhão em um plano de trabalho que prevê a ampliação do sistema de água e esgoto, de modo a atender 100 mil pessoas na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. O plano foi apresentado em julho deste ano por Pedro Freitas, diretor-presidente da concessionária, aos membros do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e a representantes dos municípios da área de concessão. Dentre as obras propostas no plano, estão o aumento da capacidade de produção de água tratada, a construção de 22 mil metros de adutora, uma tubulação de grande porte para transportar água, além da implantação de aproximadamente 25 mil metros de rede de água.

A proposta chega em boa hora: a região tem se tornado cada vez mais populosa. Em 2019, a quantidade de habitantes havia pulado de 634.615 para 645.100, segundo dados do IBGE. Por consequência, com o rápido aumento populacional, a necessidade de atendimento de serviços como água e esgoto também aumenta paralelamente. Além disso, a também conhecida como Região da Costa do Sol é um grande atrativo para os turistas. No Réveillon, por exemplo, cerca de 800 mil pessoas se hospedam na área, provocando falta de abastecimento por conta do alto consumo, que reduz a pressão nas redes.

O problema no abastecimento já é antigo. A moradora de Iguaba Grande Jéssica Senado afirma que os problemas de abastecimento são constantes. “Não temos muita manutenção da própria empresa na cidade. É sempre bem complicado”.



Figura 1 - Arquivo pessoal de Jéssica Senado.


Também morador de Iguaba Grande, Alan Alves, que trabalha com casas alugadas, sofre bastante e esse tipo de problema acaba doendo em seu bolso. Ele reclama por conta da falta de manutenção na cidade. “Acabo tendo muito prejuízo e reclamações. Com esse investimento, espero que tudo melhore e que seja bem feito, para não termos mais problema novamente”.


Figura 2 - Arquivo pessoal de Alan Alves


O problema também é reconhecido por ex-vereadores da região. Davi dos Santos Souza era vereador de Cabo Frio e falou sobre o problema nos feriados. “A cidade não tem capacidade para suportar muitas pessoas. E digo isso, também, da nossa região no geral, pois cidades como Arraial Do Cabo, uma das mais procuradas pelos turistas, vem sofrendo diariamente com problemas de esgoto, luz e água”.


Figura 3 - Foto do arquivo pessoal de Davi dos Santos Souza.


Enquanto isso, Davi Siciliano de Moraes Pancinha, ex-vereador de Arraial do Cabo, falou como deve ser tratada a região. “O local onde moramos é um lugar de belezas naturais e deve ser mantido tudo em ordem e com tudo funcionando”. Também relembrou as dificuldades em seu período de vereador, mas vê como esperança esses investimentos. “Quando estive como vereador estávamos sempre com essas complicações nos sistemas de esgoto. E acredito que com esse investimento irá melhorar bastante”. Ainda completou dizendo que “esse investimento será benéfico a toda a população da Região dos Lagos e, principalmente, para os distritos de Arraial do Cabo, que são os lugares mais desvalorizados e abandonados da região”.


Figura 4 - Arquivo pessoal de Davi Siciliano de Moraes Pancinha



 

Comments


CONTATO

Universidade Veiga de Almeida campus Cabo Frio
Estrada das Perynas s/n, Perynas - Cabo Frio

0Ativo 6_300x.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

©2024 - Agência Experimental de Comunicação

bottom of page