O evento contou com cerca de 150 estudantes do ensino médio de escolas da Região dos Lagos, que estão às vésperas de prestarem o vestibular do ENEM.
Por: Arthur Guimarães (arthur.trindade@uva.br)

O instituição "Futuro Vip" foi uma das escolas participantes da iniciativa proposta pela UVA - Cabo Frio. (Foto: Arquivo Pessoal)
Na última quarta-feira (20), a UVA - Cabo Frio recepcionou alunos de algumas instituições de ensino da Região dos Lagos em sua visita para participar do evento "Vivenciando", que foi uma iniciativa da própria universidade de receber uma visita de vestibulandos no campus da UVA para demonstrar os cursos que a instituição disponibiliza além de guiá-los e dar a eles uma maior clareza sobre o destino profissional que desejam seguir. O evento contou com cerca de 150 alunos dispostos por todo o campus acadêmico.
O "Vivenciando" teve seu início pela parte da tarde, com a recepção dos alunos feita pelos funcionários, coordenadores e professores da UVA, onde, posteriormente, a Universidade promoveu um tour pelos andares e laboratórios presentes por todo o estabelecimento, além de oficinas distribuídas em grupos de interesse e também alimentação para os estudantes. Todas essas atividades ocorreram de acordo com os protocolos de saúde propostos pelo município de Cabo Frio.

O diretor da UVA - Cabo Frio, Nirley Barros, esteve presente e deu a cerimônia de abertura do evento. (Foto: Arquivo Pessoal
Assim como diversos estudantes que passam pela fase do vestibular, alguns alunos presentes ainda possuíam dúvidas sobre sua área de interesse profissional e que, segundo Pedro Victor, do Instituto Aredes Rodrigues, o evento serviu para que eles conseguissem sanar suas incertezas quanto à escolha de sua profissão.
"O evento me clareou a mente, pois eu ainda tinha muita dúvida sobre qual carreira seguir em que área eu iria me basear e especializar mais, etc. Me ajudou bastante a entender como e o que eu desejo e quero para o meu futuro", declara o estudante.
Para a coordenadora Manuela Mendonça, também do Instituto Aredes Rodrigues, essa interação entre escola e faculdade possui importância fundamental na vida dos estudantes.
"É interessantíssimo observarmos esse 'casamento' entre escola e universidade. Pois eles saíram da escola hoje (20) cheios de sonhos, ideias do que poderiam exercer e puderam chegar a UVA e descobrir aquilo que se deseja seguir pra minha vida. Vimos muitos 'olhinhos brilhando' e muita gente se descobrindo também em outras áreas. Tive alunos que acompanharam todas as oficinas e falaram para mim que essa experiência ampliou a visão e o 'leque' de opções que buscam seguir em suas carreiras futuras", afirma.
Oficinas que aconteceram por todo campus auxiliaram os alunos em suas escolhas. (Foto: Arquivo Pessoal)
De acordo com o laboratorista do estúdio de Comunicação Social, Juan Lessa, a apresentação dos cursos, além das atividades propostas nas oficinas agregaram ainda mais o conhecimento e trouxeram uma breve vivência prática para esses alunos.
Nas oficinas dos cursos de comunicação desenvolvemos a prática da reportagem e da criação de campanha para um produto. Foi muito interessante o contato com os estudantes, dando dicas e orientando sobre a futura profissão. Acredito que agregou bastante na vida dos estudantes", diz o estudante de jornalismo.
Comentarios