Evento contou também com a entrega da licença ambiental do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) para a Prolagos.
Por: Arthur Guimarães (arthur.trindade@uva.br)
Na manhã da última quinta-feira (31), a Universidade Veiga de Almeida recebeu o evento de lançamento das obras de dragagem no Canal do Itajuru, promovido pelo governo do Estado. O projeto tem previsão de 10 meses de duração com a instalação da barreira coletora em cerca de 26km, que atuará de forma a blindar a lagoa dos esgotos provenientes dos imóveis. Essas obras acontecerão nos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e São Pedro D'Aldeia.

Evento recebeu prefeitos das cidades da Região dos Lagos, exceto Alexandre Martins, prefeito de Armação dos Búzios. Foto: Arquivo Pessoal
O evento contou com a presença do diretor da Universidade Veiga de Almeida - Cabo Frio, Nirley Barros, o professor Engenharia Ambiental da Universidade Veiga de Almeida - Cabo Frio, Eduardo Pimenta, o presidente da Prolagos, Pedro Freitas, além de jornalistas e prefeitos das cidades da região.
Segundo Nirley, receber um evento como esse na universidade é de grande importância. "Representa todo o trabalho feito da universidade em parceria com a Prolagos e com os municípios da região, coordenados pelos nossos pesquisadores Eduardo Pimenta e a Flávia, que estão fazendo um trabalho de monitoramento das águas da Lagoa de Araruama. É de uma importância enorme esse evento e a instituição está de portas abertas para recebê-los", afirma o diretor.

O diretor da UVA - Cabo Frio, Nirley Barros, conversa com o professor Eduardo Pimenta e o presidente da Prolagos, Pedro Freitas. Foto: Arquivo Pessoal
De acordo com o professor e presidente do comitê, Eduardo Pimenta, "A universidade tem a missão institucional de subsidiar através de informação técnico-científica, informações que possam trazer uma tomada de decisão assertiva", sendo este caso um exemplo.
Eduardo acrescenta que a universidade possui papel na busca para a realização das implementações do Canal do Itajuru. "A instituição vem buscando os pontos adequados, dentro do Canal do Itajuru, para que possa ser feita essa dragagem cirúrgica, para que a água possa ser renovada, incrementando a cadeia produtiva setorial pesqueira, dando mais qualidade e balneabilidade paras as praias lagunares, o que auxiliará no turismo, e também trazendo empreendimentos imobiliários sustentáveis, para que região possa crescer gerando trabalho e renda para todos", declara.

Alunos do Projeto Imersão também estiveram presentes no evento. Foto: Arquivo Pessoal
As obras que foram tema do evento sediado pela Universidade Veiga de Almeida - Cabo Frio, segundo Pedro Freitas, presidente da Prolagos, derivam de um estudo realizado pela concessionária nas águas da laguna. "Essas obras anunciadas hoje, foram lançadas com base em um estudo que a Prolagos fez de batimetria da lagoa. A empresa tem uma preocupação muito grande com a Lagoa de Araruama (Canal do Itajuru) e por isso tem várias parceiras, inclusive com a UVA - Cabo Frio, para proteger ainda mais esse patrimônio natural tão importante que é a maior laguna cristalina do mundo", diz.
Presidente da Prolagos, Pedro Freitas, recebe licença do Inea em evento de lançamento das obras no Canal do Itajuru. Foto: Arquivo Pessoal
Além do lançamento das obras no Canal do Itajuru, a cerimônia contou ainda com a entrega da licença do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), para a Prolagos, autorizando a realização da implantação do sistema coletor de esgoto que contribuirá com a renovação da água da lagoa. O presidente da concessionária acrescentou que as obras começarão a partir de julho além de outros investimentos. "Com base nessa licença, a gente vai começar obras já em julho para fechar parte do cinturão de Iguaba Grande e a partir daí, começaremos a fazer investimentos sucessivos que devem demorar em torno de três anos para serem completados.
Depois da implementação dessas obras no Canal do Itajuru, Pedro afirma que o bairro da Praia do Siqueira será a próxima "fase" do processo. "A próxima fase é na Praia do Siqueira, que é também um ponto de preocupação da nossa comunidade. Começaremos esse investimento em conjunto com os investimentos do governo do Estado da dragagem da Lagoa de Araruama, que irá melhorar a qualidade da água da lagoa, trazendo mais benefício para a comunidade como um todo", declara.

O secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha (de camisa azul), também esteve presente na cerimônia. Foto: Arquivo Pessoal
Para o prefeito da cidade de Cabo Frio, José Bonifácio, que também esteve presente no evento, a iniciativa possui grande importância para a população da Região dos Lagos, porém, o mesmo afirma que existe mais a ser feito. "Essa obra é fundamental para a vida da lagoa e como consequência para todos os municípios da região que ela banha, de Araruama até Cabo Frio. Para os pescadores e para o turismo é essencial. Contudo, além da iniciativa do governo do Estado, ainda é necessário realizar os investimentos para a realização da rede separadora e as melhorias das estações de tratamento" afirma.
Comments